sexta-feira, 11 de julho de 2014

RESENHA: Um Dia - David Nicholls


Você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que procurava está bem na sua frente.

Faz um tempinho, que queria muito ler este livro. Aí, resolvi pegar com uma amiga emprestado. Confesso que demorei pra devolver, rs, mas estava difícil fazer uma leitura contínua de Um Dia, por falta de tempo mesmo. Está tudo tão corrido, que as leituras estão se acumulando... Mas vamos ao livro em si.

Um Dia é um daqueles livros em que a história pode acontecer com qualquer pessoa, porque ao meu ver, é muito simples. Uma história de amor e amizade.

Emma Morley e Dexter Mayhew são totalmente diferentes um do outro. Emma é romântica, insegura, e gosta de tudo muito certinho. Já Dexter é o oposto dela. Ele é um irresponsável, aventureiro, despreocupado, charmoso e mulherengo.

Na noite do dia 15 de julho de 1988, após a formatura na faculdade, eles ficam juntos, onde conversam sobre seus planos, imaginando como será quando tiverem 40 anos. Após este dia, (um único dia que passaram juntos) surge um clima diferente entre os dois, mas não são capazes de dizer isso um ao outro. 

Então ao amanhecer, cada um segue seu destino, preocupados com suas vidas. Emma quer ser escritora, seu sonho desde sempre e Dexter quer seguir carreira como apresentador de tv. Mesmo distantes, estão sempre pensando um no outro, pois acabam virando "amigos", como Dex e Em ou Em e Dex, rs. Eles se correspondem por carta ou se falam ao telefone quase sempre.

Nos capítulos que se seguem no livro, fica claro o amor que Emma sente por Dex. Ela até que gostaria de avançar o sinal e deixar de ser apenas "amiga" dele, mas tem medo de ir adiante, porque Dexter agora está com uma vida complicada, cheio de problemas no trabalho e na vida pessoal, bebe um pouquinho além da conta e é muito, muito mulherengo (um homem que aparenta não querer compromisso sério, entenderam?).

Dexter também a ama, mas como é egoísta, não é capaz de mudar pra ficar com Emma. Prefere sua vida boêmia. Sempre sentiu sua falta, sua presença, seus bons conselhos. Tudo perto dela ficava melhor. As vezes ele a achava muito careta, com suas roupas esquisitas, suas "neuras" de que tudo tem que estar sempre certo... 

No decorrer da história flashes do encontro (relacionamento) dos dois são narrados no livro durante os vinte anos seguintes. Todos acontecem no dia 15 de julho, pois é a data da noite em que ficaram na formatura. Sempre se encontram em algum lugar pra relembrar o passado e contarem sobre como estão.

Emma e Dexter brigam, reatam, brigam, sofrem, amam, choram, riem. Se apaixonam por outras pessoas, separam. Dizem que não querem mais saber de ninguém, que estão felizes solteiros. Ha, ha ha... depois se apaixonam de novo... mas não esquecem o sentimento que os ligam pra sempre.

Uma história onde tudo é muito parecido com os nossos romances reais, do cotidiano mesmo. Enquanto fazia a leitura, ficava pensado no que os acontecimentos do romance de Emma e Dexter se encaixavam no meu dia-a-dia, ou no de alguém que conheço, sei lá. E ficava torcendo pra que tudo desse certo no final, depois de tantos encontros e desencontros dos dois... e na última página... tchan, tchan, tchan... só lendo mesmo pra saber, rs.

Ah, ia me esquecendo de dizer, que o livro teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls. Mas do filme não posso falar muito, porque "ainda" não assisti, e olha que tenho o DVD aqui comigo heim ^.^ Quando assistir, venho aqui dizer de qual eu mais gostei!  (Beijinhos).

 ...Ele sorriu e continuou a observá-la por trás dos óculos escuros, notando como o movimento do braço dela erguia o seio embaixo do tecido preto do traje de banho, a zona da pele clara e macia perto do pescoço flexível... Meu Deus, pensou, mais oito dias disso.

...Emma se ajeitou e sentou entre as pernas dele, a cabeça descansando sobre os próprios joelhos. Dexter começou a aplicar a loção, o rosto tão próximo que ela sentia sua respiração no pescoço, e ele sentia o calor refletido da pele dela, com ambos fazendo de tudo para dar a impressão de que aquilo era um comportamento trivial e de forma alguma representava uma contravenção às regras...


21 comentários:

  1. Adorei a resenha. Não conhecia a estória do livro e achei muito interessante, parece ser um lindo romance que cativa o leitor por ter essas características que dão um ar de realismo, já que a essa estória poderia acontecer com qualquer um. Fiquei curiosa para saber como será o desfecho. :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia Dani, porque você terá uma surpresa com o final ^.^

      Eu imaginei outro sabia...

      Beijinhos
      Sanny

      Excluir
  2. Nossa que resenha gostosa de ler. Parabéns. Eu quero muito ler esse livro mas ainda não tive a oportunidade e espero fazer isso em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maristela

      Obrigado pelo carinho de sempre.

      Eu também demorei pra começar a ler, porque a gente tem sempre tantos livros nos esperando, que tudo vai se acumulando de uma forma né.
      As vezes temos que bater o pé pra ver se a leitura começa,rs.

      Beijinhos
      Sanny

      Excluir
  3. O enredo do livro parece mesmo emocionante e envolvente.
    Gostei bastante da resenha e do livro.
    Ele me fez parar para pensar... onde será que estarei daqui 40 anos? Vou me formar na faculdade no ano que vem! rsrsrs
    Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe em que pensei quando li seu comentário Michele?
      Onde eu estarei daqui 40 anos?

      Mas acho que é tempo demais né.
      Espero poder estar lendo um livro bem gostoso, daqueles que te prende do começo ao fim ^.^

      Beijinhos e boa sorte na faculdade
      Sanny

      Excluir
  4. Pense num ódio que senti ao ver aquele finalllllllll...rsrs...isso, devido ao fato que a leitura se arrastou pra mim, de tal forma que me obriguei a terminar... Eu decidi que daqui um tempo o relerei e talvez assim o avalie sobre outra perspectiva. Parabéns pela resenha...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline

      Já houvi alguém dizer que não é a gente que escolhe o livro, e sim o livro que escolhe a gente.
      Acho que é verdade (pelo menos eu acredito).
      Porque as vezes não é o nosso momento, e quando pegamos o livro de novo a leitura flui melhor.

      Eu já li e reli muitos livros, e as emoções que sinto são sempre diferentes. (engraçado né?)
      Tem livros que você guarda com carinho, porque sabe que vai ler de novo.
      Já tem outros, que se você pudesse depois de ler a última página, o jogaria de uma ponte,rs.

      Quando e se você ler UM DIA de novo, volto aqui pra me contar sua segunda opinião.
      Pode ser que mude, mas também pode ser que continue a mesma ou pior né ^.^

      Beijinhos
      Sanny

      Excluir
  5. Sua resenha é ótima! Quero muito ler este livro... Adoro um romance e tenho certeza que depois dessa resenha ele será o próximo a entrar na minha estante! Beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline

      Obrigado pelo carinho

      Quando você ler, volte aqui é me conta o que achou tá.
      Vou adorar saber a sua opinião ^.^

      Beijinhos
      Sanny

      Excluir
  6. Já li esse livro e só sei dizer o quanto é perfeito e sua resenha <3 você tem um talento incrível parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hosana
      Nossa ^.^adorei seu comentário.
      Fiquei super hiper feliz.

      Assim você me deu mas incentivo ainda pra continuar com o blog.

      Beijinhos e obrigado pelo carinho
      Sanny

      Excluir
  7. Já li o livro,e como você,torcia pra que tudo desse certo no final,e tbm acredito que é possível a história acontecer com qualquer um...Mais começei a me entediar com o livro,tava muito: ''onda vai,onda vem,onda vai,onda vem'',não me aguentava de curiosidade pra saber o final,mais ñ conseguia ler mais que 2 capítulos por dia de tédio...Enrolei um pouco pra acabar,mais acabei kkk...E aquele final meu deu muito ódio,chorei litros(de tristeza e raiva),quando li a última página,senti vontade de jogar o livro pro teto kkkkkk(mais o livro ñ era meu,e se fosse,ñ teria coragem mesmo)...Mais enfim,eu gostei da história,com excessão do final...bjo

    ResponderExcluir
  8. Eu já queria ler este livro, agora que li sua resenha então... Estou louca para ler...
    Adoro um romance e espero que esse livro traga bons risos e choros para mim!! :)

    ResponderExcluir
  9. Já assisti esse filme e simplesmente me apaixonei, desde então morro de vontade de ler o livro... Já estou com ele em casa, mas assim como você o tempo tá bem escasso... Tenho a impressão que realmente é uma história que pode acontecer com qualquer um, e não daquelas que só acontecem nos livros... Adorei essa ideia do autor de mostrar o que ocorre em só um dia por todos os anos... Se eu já tava curiosa, agora com a sua resenha fiquei ainda mais...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  10. Acho reflexivo, pra aprendermos a dar valor no presente e perceber que o tempo não volta...

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho esse livro ! adorei sua resenha ! recomendo a todos, uma ótima leitura ! bjos

    ResponderExcluir
  12. Já li esse livro! Ele é muito bom, só nã gostei muito do final. :(

    ResponderExcluir
  13. Eu simplesmente amo esse livro <3 Não tem como não se emocionar com essa historia!
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, pense num livro que devorei, ameeei a estória da Emma e do Dexter, as indas e vindas e a amizade e o amore deles, agora o filme eu odiei é praticamente outra estória, uma estória tão linda como deles era pra ser contada de forma mais fiel.

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Ótima resenha! Tenho esse livro na minha estante, porém ainda não fiz a leitura. Agora, lendo sua resenha, fiquei bem mais motivada. Parece um romance bem cativante. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...