sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

RESENHA: O Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos




" - Árvore fala por todo canto. Pelas folhas, pelos galhos, pelas raízes. Quer ver? Encoste seu ouvido aqui no meu tronco que você escuta meu coração bater."

Este livro eu li a muito tempo atrás, e naquela época eu amei.

Recentemente peguei pra ler novamente, e ainda hoje me encanto com essa história encantadora. Hoje existem muitas edições, com capas diferentes. A que tenho é de 1968, bem antiga né. Tá bem surradinho o meu livrinho querido, mas também já passou por tantas mãos (emprestei muito).

O Meu pé de Laranja Lima conta a história de Zezé, um menino, que como ele mesmo diz, tem 5 anos de verdade e de mentira tem 6 anos (para poder se matricular na escola). Inteligente, esperto e bagunceiro. apronta poucas e boas com toda a vizinhança, mas tem um coração enorme.

De família muito pobre e com 6 irmãos, passa uma vida muito difícil. Sua mãe tem que trabalhar na fábrica local, e o pai desempregado, acha as vezes na bebida uma fuga para os problemas. Dentre esses está o despejo da casa onde moram. Com isso Zezé se vê tendo que se mudar, mas acaba se acostumando quando descobre que no novo quintal há muitas árvores. Cada um de seus irmãos e irmãs correm para se "apossar" de uma árvore, e o que sobra a Zezé é apenas um pezinho de laranja lima, muito mirradinho.

Com o tempo o menino passa a gostar tanto de sua árvore amiga que começa a falar de seu dia-a-dia com Minguinho, o novo nome de seu pé de laranja lima. Uma amizade surge e Zezé até ouve sua arvorezinha falar com ele.

Muitas são as aventuras que Zezé passa, e a falta de amor, atenção e carinho que ele não tem em casa (já que é muito levado) acaba encontrando pelo caminho de sua vidinha de 6 anos, de verdade 5.

Adoro esse livro. Fico muito triste com as surras que Zezé leva, e são muitas tadinho. Tudo bem que ele é um menino em 220v e apronta muito, mas as surras são de cortar o coração (não merecidas jamais!).

Suas aventuras com seu pé de laranja lima são belíssimas. Inocentes. Seu amor, atenção e as brincadeiras que inventa com seu irmãozinho caçula é uma graça de se ler.

O final (não vou contar), mas é ... Leia. Você vai se apaixonar por essa bela história. Simples, encantadora. Zezé encontra amizades lindas e que emociona com certeza.




6 comentários:

  1. adoro este livro, ele foi um dos que marcaram minha infância!

    ResponderExcluir
  2. Mas que legal ler uma resenha desse livro... nostalgia total! Li também há muitos anos, tantos que nem lembro mais direito da história, acredita?? Vou ver se consigo encontrá-lo. Esse e Pollyanna, são dois livros que li quando era criança que sempre penso que preciso reler, hehehe!

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro ainda quando criança e reli algumas vezes, mas já faz um tempo, adoro. O meu exemplar também é antiguinho e meio surrado, mas é um dos meus livros queridos dos quais não me desfaço de jeito nenhum, tem grande valor afetivo. Também já li Rosinha, minha canoa - do mesmo autor, igualmente lindo e melancólico.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei esse livro bem infantil, não sou muito fã desse tipo de livro, mas uma literatura antiga é sempre bem vinda, nossa já imagino como está o seu livro, já tem 45 anos de existência, já tah bem velhinho hein?! Pois é, mas livro bom é igual musica boa, fica para vida toda, não importa quanto tempo passe, mas o sucesso continua sendo o mesmo, isso é o que me dá vontade de ler esse livro, a qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, tá tão velhinho que tem que ler com muito cuidado. Sabe como é, uma relíquia dessas a gente guarda com carinho, ainda mais que este tem muita história pra contar e trás muitas saudades de quem eu ganhei... muitas saudades mesmo. Tenho mais alguns livros antigos como este na minha estante. Alguns compro em sebo, mas a maioria é me dado de presente com amor, pra eu cuidar com carinho.
      Beijinhos

      Excluir
  5. Livro lindo e o melhor é brasileiro ainda.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...