domingo, 30 de dezembro de 2012

RESENHA: Jonathan Strange e Mr. Norrell - Susanna Clarke


"... Gostaria de saber por que os magos modernos não eram capazes de praticar a magia sobre a qual escreviam, em resumo, desejava saber por que não se fazia mais magia..."

A história começa por nos apresentar uma Inglaterra onde a magia deixou de existir e todos os auto-intitulados magos, são apenas magos teóricos. Surge então um velhote rabugento e que vive enterrado em livros, que afirma poder realizar verdadeira magia e cujo objetivo é restaurar a magia na Inglaterra.

É neste contexto que surge o Sr. Norris, um homem de natureza reclusiva e estudiosa, com medo de arriscar o que quer que seja, que vem reclamar para si o título de único mago da Inglaterra. Algum tempo depois, aparece em cena um jovem corajoso e decidido, Jonathan Strange, que quase parece adotar o ofício de mago por puro acaso, mas que se vem a revelar extremamente talentoso para a profissão. Norris toma Strange como discípulo, mas as diferenças entre ambos, em conjunto com o destino que pretendem dar à magia, levam inevitavelmente ao aparecimento de cisões e rivalidades.

Com uma escrita muito interessante, Susanna Clarke constrói um mundo em que a magia é um elemento aceito pela sociedade e que não deixa de parecer real aos olhos do leitor. Um livro que requer uma maior concentração, pela quantidade de personagens, situações e histórias paralelas, algumas aparecem em notas de rodapé, que chegam a ocupar páginas quase completas. Apesar de o título poder levar a pensar o contrário, não é o tipo de livro que centraliza exclusivamente a história em um ou dois personagens, é um livro com várias ramificações, vários enredos e sub-enredos e muitas personagens secundárias com especial importância. Trata-se de um livro com elementos fantásticos, mas com uma componente histórica bastante completa.

"- O senhor nega que este estabelecimento emprega um mago impostor e velhaco, um mago chamado strange?
Mr. Murray começou a dizer algo sobre Strange ser um de seus autores, mas o rapaz não esperou para ouvi-lo.
- O senhor nega que Mister Strange lançou um encantamento sobre os livros dele para fazê-los desaparecer, de forma que somos obrigados a comprar outro exemplar? E depois outro?! - Brandiu um dedo para Shackleton e o fitou com ironia. - E não me diga que não se lembra de mim!
- Não senhor, não direi. Lembro-me muito bem do senhor. Foi um dos primeiros cavalheiros a comprar um exemplar de História e prática da magia inglesa e voltou uma semana depois para comprar outro.
O rapaz arregalou os olhos.
- Fui obrigado a comprar outro! - bradou, colérico. - O primeiro sumiu! ..."

Nota: existem duas edições no mercado, uma com capa branca e outra com capa preta, mas o conteúdo é o mesmo.

Um livro que me deu um grande prazer de ler, embora com um inicio atribulado… mais conforme você vai se aprofundando na historia, é impossível de largar!

É um livro grande, mais como todo bom leitor sabe que o tamanho do livro não nos assusta... rs... o importante é sempre termos uma boa leitura!

Espero que tenham a oportunidade de lê-lo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...