quinta-feira, 27 de novembro de 2014

RESENHA: O Bispo - Ana Cristina Vargas





Aos que ousam amar, e especialmente aos que ousam ser livres e felizes.

Um passado escondido no século XVII volta à tona com força suficiente para mudar os sentimentos de um espírito atormentado por um segredo. Diante de seu mentor espiritual, o monsenhor Ricardo, o Bispo do Vêneto conta sua história.

" Ricardo acomodou-se no divã. Na parede à sua frente uma grande tela, onde surgiram as imagens do passado de Ricardo, e ouvimos sua voz emocionada narrar as próprias experiências".

Um homem de 30 anos, forte e fascinante. De caráter arrebatador e duvidoso. Orgulhoso e ambicioso ao extremo (queria ser o centro das atenções). Galgava postos e cargos no clero da igreja católica em troca de dinheiro. De família nobre era culto e inteligente. Amealhava fortuna como quem colhe flores do campo na primavera.

De seus lábios ouviam-se discursos belíssimos. Em confissão não havia outro mais clemente e benévolo com os fiéis. Crescia cada vez mais sua fama e seu poder e tornou-se invejado no clero.

Hábil orador, tanto em público como em particular, com o dom da palavra fácil e convincente, fez de Ricardo uma das maiores fortunas sob o manto da igreja.

Pouco olhava para os seus. Queria ter mais. Queria ser mais. Não impostava como.

Mas mesmo tendo o poder as mãos, Ricardo escondia sua tristeza, um segredo guardado a sete chaves. A homossexualidade. Um pecado aos olhos do mundo da época e da igreja.

Em quatro paredes de igrejas, mosteiros, conventos, colégios internos ... essa prática era constante. Um celibato pregado com veemência e rigor, mas que não era vivido por aqueles que juravam segui-lo.

E diante desses sentimentos reprimidos, que Ricardo, o Bispo do Vêneto se apaixona. Uma paixão não esperada, mas avassaladora que põe em risco sua fama.

Enzo, o jovem garoto órfão que Ricardo viu chegar quando era pequenino, puxado pela mãe para ser entregue aos cuidados da igreja. Um menino assustado, que Ricardo tomou pra si a responsabilidade de ser seu mentor espiritual, ensinando-lhe tudo que sabia, e que no decorrer do tempo, passa a crescer a relação de afetividade e confiança entre discípulo e mestre. Sem perceber, o bispo descobria na companhia do belo rapaz que se tornava a cada dia, sua capacidade de amar. Apaixonara por Enzo.

" A chama de amor passou a aquecer o coração do bispo, embora ele tenha admitido isso bem mais tarde. O bispo do Vêneto apaixonou-se pela primeira vez em sua existência."

" Ao ser auxiliado a paramentar-se para as cerimônias religiosas, serviço que o rapaz fazia questão de cumprir, o bispo descobriu-se sentindo prazer sensual ao toque das mãos do jovem em sua pele ao coloca-lhe o manto. Admirava-lhe os músculos bem desenvolvidos e delineados dos braços, quando eventualmente as longas mangas de sua batina subia um pouco lhe permitindo a visão dos membros superiores, e rendia-se ao prazer que os cuidados do jovem lhe ofertavam."

Apaixonado, o Monsenhor Ricardo se torna "menos" arrogante, a ponto de ver em Jacobino, frei do local, supervisor e educador dos menores órfãos, leal e puro de alma e coração, um ombro amigo. E aos poucos, Ricardo passa a admirar o homem que existe por trás do simples frei.

Frei Jacobino conhecia os sentimentos escondidos do bispo, mesmo que este nunca o tenha contado. Sem pudores e preconceitos, Jacobino regia sua vida, seguindo os ensinamentos de Jesus, e assim nunca recriminou Ricardo e Enzo por viverem uma história, mesmo que as escondidas.

"- A Convivência estreita com Jacobino me ofereceu elementos de melhora. Eu o invejava e o admirava, queria ter sua força e, dentro de minhas possibilidades, reconheci que ele era muito mais feliz do que eu, o poderoso superior."

Mas até que ponto os segredos interferem em nossas vidas? Até quando conseguimos esconder nossos sentimentos? 

Uma historia que te faz refletir sobre os acontecimentos expostos por Ricardo.

Intrigas, sedução crimes e poder são colocados o tempo todo nas páginas de O Bispo.

O livro é recomendado, mesmo que em alguns momentos a história se torna detalhista demais, o que torna a leitura um pouco "lenta". Mas vale a pena conhecer os segredos escondidos pelo clero do século XVII. O que talvez possa acontecer até hoje em alguns lugares.

"Como deve ser triste viver assim, sufocando a si mesmo, escondendo-se, amando e sofrendo em silêncio. 
Por que, Senhor, as pessoas ainda não compreenderam suas lições tão simples e seus roteiros tão seguros para nossa felicidade? 
Por que ainda vivem julgando umas às outras e impondo-se cadeias e gaiolas de conceitos vazios nas quais sofrem e até enlouquecem? 
Porque não aceitam, vivem e deixam os outros viver conforme suas necessidade e capacidades?
Quem somos nós, Senhor, ara querermos impor conduta aos outros?"


19 comentários:

  1. Parece ser um livro bastante reflexivo.
    Realmente, por que algumas pessoas só vivem de julgar as outras? Até parece que são perfeitas.
    Isso cansa.

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler a resenha, fiquei curiosa sobre essa história, rs.

    ResponderExcluir
  3. Ansiosíssima pra ler este livro, prova disto é que to participando do sorteio <3

    ResponderExcluir
  4. Livro muito interessante, ficaria feliz em ler a história!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que livro hein...
    Me interessei muito, achei a historia bem intrigante... hahahah
    Acredito sim que isso aconteça, afinal todos somos humanos né, dificil dizer, é um assunto bem polemico... rsrs
    Mas eu gostei da resenha e fiquei curioso pra saber um pouco mais sobre essa historia.

    ResponderExcluir
  6. O livro parece conter uma estória muito forte!! Não dá para fazermos julgamentos, mas um fato que chega a ser verdade é o que aconteceu com o bispo, dentro da igreja e se apaixonou por seu discípulo!! E será que ele é correspondido ou este amor é forçado?!! Complicado!! Só lendo para saber como termina esta estória!!

    ResponderExcluir
  7. Gente fiquei de queixo caído confesso, quando vi a capa imaginei que seria um livro de tema polemico mais não imaginei tanto, fiquei assim de ser sua resenha imagine quando eu ler o livro, to super curiosa pra saber o que vai se dar dessa paixão e qual será a reação da igreja e da sociedade. Amei a resenha e a forma que você demostrou sua opinião, eu quero ler mesmo que não goste de historias muito detalhista que acabam atrasando o processo de leitura, mas esse me despertou tanto o interesse que quero ler.

    ResponderExcluir
  8. Ricardo parece ser um home muito ambicioso!! E ainda tem seus segredos!! Muita coisa acontecia dentro da igreja!! Pregavam uma coisa e viviam outra!!

    ResponderExcluir
  9. Livro muuito toop.
    Gostaria muito de ler
    Parece ser bem diferente, muito legal

    ResponderExcluir
  10. bem interessante esse livro. Confesso. quero ler!
    <3

    ResponderExcluir
  11. Julgamentos e criticas são desnecessárias do jeito que o mundo anda hoje. Adorei a resenha!! ^.^ com certeza vou lê-lo!!!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro mistura o amor e a doutrina, eu preciso ler ele !

    ResponderExcluir
  13. Recomendo esta obra para aqueles que gostam de um bom e lindo romance mediúnico, com cenas fortes, verdadeiras e intensas, além de momentos belos e comoventes, que tocam profundamente aquele que o lê. A diagramação desta edição está ótima, a capa é bela, cada início de capítulo há uma citação, e o título mais o nome do capítulo estão em vermelho, o espaçamento está em um bom tamanho e a fonte é grande.

    ResponderExcluir
  14. A temática do livro foi muito bem escolhida, pois fala de uma doutrina que não permite o amor entre eles e que ele fala sobre certos ensinamentos errados os quais ele pratica. Espero ganhar para ler o livro e o compreende-lo melhor!

    ResponderExcluir
  15. Mais um daqueles livros que vale muito a pena ler e descobrir como o amor pode mudar as pessoas, mesmo que esse amor não possa ser vivido plenamente. Um tema bastante polemico mas que é atual até os dias de hoje. Quero muito ganhar e ler esse livro.

    ResponderExcluir
  16. Meu, parece ser muito interessante. Fiquei curioso, vou lê-lo. obrigado pela resenha...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...