segunda-feira, 6 de outubro de 2014

RESENHA: Adultério - Paulo Coelho



"... Estou cercada de gente com os mesmos problemas e todos fingem que a vida continua como antes. Como eu. Como o meu vizinho. Possivelmente, como meu chefe e o  homem que dorme ao meu lado. Depois de certa idade, passamos a usar uma máscara de segurança e certezas. Com o tempo, essa máscara gruda no rosto e não sai mais."


O livro de Paulo Coelho - Adultério - entra em um universo muito conhecido, mas pouco discutido. As únicas coisas em que se houve falar é: Fulano cometeu um adultério. Nossa ela(e) foi infiel ao marido/esposa. Uma pessoa tão boa não merecia uma traição dessas. Foi com aquele(a) que fulano(a) traiu, etc,etc, etc. 
São infinitas as "frase" ditas nestes casos.

Mas poucos, e eu digo mesmo, poucos são os que procuram saber o porque do adultério. Quais foram os reais motivos para isso (não que motivo seja desculpa para trair).

Linda, nossa protagonista, uma jovem jornalista de 31 anos, bonita, sensual, mãe de dois filhos maravilhosos, bem sucedida financeiramente. Casada com um homem incrível, com defeitos (claro), mas cheio de qualidades também. Digamos, uma vida perfeita e invejável aos olhos de todos. Lendo sobre ela, descobri mais uma vez que nem sempre julgar é a melhor saída.

Como entender Linda... que tendo aparentemente tudo, foi capaz de cometer adultério? Isso mesmo... Adultério! E a cada página que lia procurava respostas aos seus motivos. Quais motivos seriam esses? Rotina.

- Toda manhã, quando abro os olhos para o que chamam de "novo dia", tenho vontade de fechá-los outra vez e não me levantar da cama. Mas é preciso.
- Mas desde que me casei, o tempo parou.

Claro que todos nós (ou a maioria) vivemos uma rotina, e até faz com que possamos organizar nossa vida. Mas no caso de Linda, mesmo podendo viajar sempre, a rotina a qual reclamava, era de sempre saber que tudo era previsível. Nada era por acaso, sem planejamento. Sempre os mesmo horários, mesmos afazeres, conversas, pessoas e até o mesmo jeito de fazer sexo. Tudo igual, sempre. 

Mas então, porque não tentar mudar? Porque Linda achava que essa vida "perfeita", era perfeita. Achava que a infelicidade que sentia, mesmo estando feliz aos olhos de sua família e dos outros, era um exagero. Como Linda podia ter esses sentimentos contrários, ela mesmo achava que tinha tudo e não lhe era permitido pensar diferente. Absurdo? Não. Porque quando se tem uma vida perfeita, não nós damos o direito de achar que tem algo errado.

Mas como na vida há sempre o empurrãozinho do destino, Linda começa a "criar asas" e querer voar livre depois que reencontra um ex namorado da adolescência, Jacob. Um político em asserção, que tendo que entrevista-lo acaba despertando mais do que lhe era "permitido". A paixão.

" Quando amamos alguém, não nos contentamos em conhecer apenas sua alma; queremos saber como é seu corpo. Necessário? Não sei, mas o instinto nos leva a isso. E não tem hora para que aconteça, nem regra que mereça ser respeitada. Nada melhor que a descoberta, a timidez perdendo espaço para a ousadia, os gemidos baixos se transformando em gritos ou palavrões...

E aí, eu não acreditei no que estava lendo, porque além da entrevista teve mais, muito mais...rs.

E agora? Depois de tudo o que aconteceu, como lidar com esse novo sentimento, que até então estava adormecido para Linda. Ela amava seu marido (mas convenhamos que amor e paixão são dois sentimentos completamente opostos, não!?).

Até onde Linda iria com esse turbilhão de sentimentos invadindo seu  corpo, tudo de uma vez só. Desejo, prazer, fogo/tesão, paixão...

Como deixar isso pra trás e seguir adiante com sua vida "de sempre"? Ainda mais depois do que aconteceu entre ela e Jacob? Sua mente dizia que não, mas seu corpo desejava tudo de novo.

Uma história pra ser lida e refletida, porque no caso de Linda, o que você faria?

" É possível se educar para amar o homem certo? Claro que sim. O problema é conseguir esquecer o homem errado, que entrou sem pedir licença porque estava passando e viu a porta aberta."







32 comentários:

  1. Nunca li nenhum livro do ''Paulo Coelho'' e sinceramente ñ pretendo ler,acho que não é o meu gênero,pelo que sei sobre os livros dele,eu ñ conseguiria passar do 5º capítulo...Mais tm gente que adora,eu é que não mto curto o gênero mesmo...Mais a resenha ficou ótima(assim como as outras)...E adorei essa citação do livro: ''Estou cercada de gente com os mesmos problemas e todos fingem que a vida continua como antes. Como eu. Como o meu vizinho. Possivelmente, como meu chefe e o homem que dorme ao meu lado. Depois de certa idade, passamos a usar uma máscara de segurança e certezas. Com o tempo, essa máscara gruda no rosto e não sai mais."
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Adoro os livros do Paulo Coelho, e eu poderia comprar qualquer coisa que ele escrevesse, os livros são todos ótimos, sempre tem alguma coisa que se pensar neles, reflexões e etc... Depois de ler está resenha, estou certa que será o próximo livro a ser comprado ^^

    ResponderExcluir
  3. Paulo Coelho é daqueles autores que ou você adora ou odeia.
    Eu gosto de alguns livros dele, não todos.
    A gente sempre tira uns pensamentos bens legais dos livros. Parecem meio misticos.
    Fiquei com vontade de ler Adultério depois da sua resenha.
    Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada pelo Paulo Coelho.
    Esse é um dos livros dele que eu não tive o prazer de ler ainda,
    mas espero poder matar essa vontade muito em breve
    adorei a sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sanny!
    Nem sei o que faria se estivesse no lugar de Linda, porém como sou bem família, optaria por ficar com a estabilidade do meu amor.
    Paulo coelho tem sua forma própria de escrita e fico imaginando como conseguiu abordar um tema tão comentado, porém nunca discutido. Parece um tabu!
    Bem curiosa por poder apreciar a leitura.
    Carnaval com leitura E PAZ NO CORAÇÃO!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Paulo Coelho sempre arrasa né, a forma como escreve nós faz entrar na vida do personagens e vivenciar suas emoções e desejos, enfim o nome do livro é bem sugestivo né Adultério um tema tão polemico por vários motivos e estigmas, como você mesmo disse cada pessoa vê o assunto de uma forma e concordo quando diz que todos temos e precisamos nós sentir vivos ; mas também acho que quando você vive ou viveu uma historia legal , bonita com uma pessoa e essa perdeu seu brilho o melhor é sair de cena de cara limpa e procurar sua felicidade em outro lugar .Não podemos esquecer que a uma 3º pessoa envolvida e que também tem toda sua bagagem , emoções e neuras .Enfim como você mesma disse é um assunto que gera opiniões adversas o que no fundo acaba sendo bom porque assim evoluímos !!! Fiquei curiosa em ler o livro e descobrir o final dessa historia bjs flor

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito dos livro de Paulo Coelho e esse parece ser ótimo, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  8. Minha professora de português do ensino médio disse uma vez que os livros do Paulo Coelho são todos iguais. Como eu nunca li nenhum livro dele, eu adoraria começar com esse, parece ter uma história boa (e meio complicada de entender, devido as circunstâncias da personagem). Fiquei bem curiosa pra saber o que levou Linda a cometer adultério...

    ResponderExcluir
  9. Também concordo que quando há um caso de adultério, ou até mesmo separação as pessoas julgam sem antes conhecerem os fatos! O real motivo do acontecimento, não que isto justifique um adultério!! Enfim, é complicado!!

    ResponderExcluir
  10. Parece interessante. Faz tempo que não leio os livros e Paulo Coelho. Esse até que despertou uma curiosidade e quem sabe seja uma oportunidade de voltar a ler seus livros.

    ResponderExcluir
  11. Eu só li um livro do Paul Coelho, mas faz bastante tempo, tenho vontade de pegar outro livro dele pra ler, e queria que fosse esse, meio complicado o caso da Linda, fiquei curiosa agora pra saber os motivos.. rsrs

    ResponderExcluir
  12. já li livros de PAULO COELHO, mas este é diferente dos outros, trata de um tema sobre traição os outros são de auto ajuda , gostaria muito de ler este.

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nenhum livro do Paulo Coelho, e nunca senti vontade, mas depois de ler a resenha fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  14. Sou apaixonada por Paulo Coelho e pela resenha será mais um livro que não vai deixar a desejar.Realmente não existe *motivo* para se trair mas existe faltas...percas...sentimentos que nos faz buscar um complemento interno e talvez seja essa a razão de muitas traições

    ResponderExcluir
  15. Uma forma diferente de encarar o problema: o porquê da traição. Gosto muito do autor, e já li quase todos os seus livros, mas este foi um dos que eu ainda não li.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo de forma inteligente, despertando o interesse dos leitores para essa bela obra.

    ResponderExcluir
  17. Me sinto deslocada com as leituras de Coelho. Nunca li nada dele e não sei o porquê. Tenho um livro dele aqui, se não me engano. Mas ao iniciar a leitura... não foi. Gostei da Linda. Ela é uma protagonista com uma vida bem comum da atualidade. Uma mãe. E sim, rotina cansa... faz a maioria das pessoas quererem inovar, acabando em adultério mesmo! Jacob, a tinha que ser, rsrs.
    Mas enfim, o livro até parece ótimo. A primeira resenha que vejo e já gostei a partir dela.
    Abraços Sanny

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca li nada do Paulo Coelho, acho que nao faz muito meu estilo, mas fiquei interessado nesse, acho que vou gostar, sei la, me deixou curioso sobre a historia e tal, quando for ler algo dele quero começar por esse.

    ResponderExcluir
  19. O Adultério é uma questão muito complexa mesmo, porque por mais que seja fácil julgar os outros, pode ter certeza que pelo menos uma vez na vida vc vai passar por isso (não a traição na prática, mas pelo menos o desejo de estar com outra pessoa acontece). Não conheço muito as obras de Paulo Coelho, mas gostaria de ler esse livro, com certeza ensinará muito sobre os relacionamentos amorosos.

    ResponderExcluir
  20. Também acredito que nada justifica a traição. Porque não machuca só a pessoa que traímos. Machuca MUITA MAIS a gente.
    Mas entendo que há casos em que acontece, que poxa, você compreende!
    A pessoa caiu numa tentação tão forte que de certa forma, depois que passou, e até se arrependeu, viu que aqui a fortaleceu muito mais. Meio sem explicação né, mas tem lógica vivendo sim.
    Às vezes, pode ser uma infelicidade no casamente, a pessoa não se abre com o/a parceiro/a e acaba dando nisso, o que não quer dizer que não ama, mas sim, que sufocou tanto seus sentimentos que acabou se abrindo com outra pessoa da pior maneira possível.
    Porque trair, errar dói muita em quem comete. Não é sem vergonha em vários casos, é o desgaste da vida, do amor pelos outros e por si próprio.
    Porém, não estou aceitando, não julgo, mas não acho certo. Nós temos que buscar sempre melhorarmos nossa auto-estima etc., para que isso não aconteça conosco.
    beeeijos,
    Ana
    anairados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. NÃO JULGO QUEM TRAI,MAS QUEM FOI TRAIDO SEMPRE SAI PERDENDO,ALGUNS PREFEREM POR PANOS QUENTES OU ESCANCARAM PRA TODOS VEREM.ESTE TEMA VINDO DE PAULO COELHO ME SURPREENDE.AMEI QUEM SABE EU VOLTE A LER PAULO COELHO.

    ResponderExcluir
  22. Aquele momento em que nao li nada do autor, bem nao vivemos mas no mundo olho por olho dente por dente. Se quer justiça faça por merecer nao ha necessidade de fazer algo muito mais estupido do que ja aconteceu traição nao leva lugar algum alem da culpa .

    ResponderExcluir
  23. Em nenhum momento me passou na cabeça ler um livro do Paulo Coelho. Na realidade, ja tinha ouvido o nome de alguns livros e comentários agradáveis sobre o autor. Entrei acidentalmente no blog e me deparei com as citações do livro "Adultério". Eu senti e vivi cada parte desses quotes, eu senti a emoção de Linda enquanto pronunciava tais palavras.
    Pela resenha, o livro me parece ser muito gostoso de ler e eu gostaria de ganhar esse livro.
    O tema do livro é polêmico, mas pela resenha não fica um assunto "pesado", é estimulante, viciante. Nos faz querer entrar na vida de Linda e viver o que ela está vivendo.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde!
    Nunca li nada do Paulo Coelho, acho que tenho certo receio...
    Mas no caso da protagonista, realmente amor é diferente de paixão, e a vida é feita de escolhas...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Deu vontade de ler o livro, também acho que devemos ser fieis a nos mesmo em primeiro lugar,

    ResponderExcluir
  26. Ameii , Quero Ganhar sim o Concurso <3 paulo coelho

    ResponderExcluir
  27. Só li um livro do Paulo Coelho e já faz muitos anos, adoraria ganhar esse livro!!

    ResponderExcluir
  28. Até hoje, só li um livro de Paulo Coelho e confesso que não sei dizer se gostei ou não
    Ele é um autor bastante reflexivo, que faz uso de metáforas e nos faz pensar bastante
    Adultério não parece fugir dessa linha, parece um bom livro (talvez melhor do que Veronika decide morrer, que foi o que li) principalmente pelo quote que escolheu. Me identifiquei bastante.

    ResponderExcluir
  29. Vivemos cercados de pessoas por todos os lados e mesmo assim não conhecemos quem nos rodeia. Como julgar uma pessoa se não sabemos pelo o que ela está passando. Li vários livros do autor, mas não cheguei a "amar" nenhum deles. Espero que se vier a ler esse também me encante por ele como não consegui com os outros.

    ResponderExcluir
  30. Gostei da resenha.
    Me fez ficar interessada em ler o livro.
    Gosto de alguns livros do Paulo Coelho.
    O tema é bastante polêmico e interessante.

    ResponderExcluir
  31. OS livros do Paulo Coelho são bem assim né, sempre nos fazem pensar na vida depois que agente termina a leitura. Gostei desse livro em todo os aspectos, um Titulo e a capa ja me chamarão a atenção de cara, e agora lendo sua resenha e vendo sua opinião sobre a obra meu interesse pelo livro aumentou, e sinceramente não sei o que faria se estivesse na pele da Linda.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  32. Adultério é sempre um tema difícil para abordar.. quem já traiu diz que houve um motivo, quem nunca, abomina a ideia.. Gosto de temas polêmicos rsrs
    Ótima resenha!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...