terça-feira, 10 de junho de 2014

RESENHA: Garota Interrompida - Susanna Kaysen



"Dois anos em um hospital psiquiátrico. Mais do que suficiente para entender que a loucura não é um fator externo. É um pedido de ajuda, um movimento, uma dança que não se faz sozinho, mas o primeiro passo ninguém pode dar por você."


Após tanto tempo do filme Garota Interrompida, enfim uma editora conseguiu trazer o livro em língua portuguesa ^.^, que foi publicado pela Editora Única.

É muito difícil ler o livro e não imaginar os personagens conforme foram escolhidos para o filme, ainda mais com tantas atrizes de peso, Winona Ryder, Angelina Joli, Brittany Murphy e Whoopi Goldberg.

O livro é uma autobiografia da autora Susanna Kaysen, que aos 18 anos após tentar suicídio, foi diagnosticada com distúrbio de personalidade limítrofe, e ficou 2 anos internada para tratamento. Ela relata suas reflexões sobre sua sanidade e também de suas amigas, que fez ao longo de sua estada. 

Sua narração não é sequencial ao período vivido na clinica, Susanna vai contando os acontecimentos conforme vai lembrando. Mesmo não sendo uma narração cronológica, a leitura flui tranquilamente e tem uma linguagem muito gostosa.

No livro é apresentado fichas e relatórios sobre o período que Susanna permaneceu na clínica, assim podemos ter a visão dos profissionais envolvidos no tratamento de sua saúde mental. Achei legal isso, pois podemos fazer uma comparação sobre os pensamentos dela narrados sobre o que está acontecendo.

Durante a leitura, vemos a batalha mental de Susanna e suas companheiras, para manter sua sanidade metal e não se perder. Acompanhamos seus surtos e suas lutas, suas recaídas e a batalha em busca de melhoras.

"Talvez ainda não esteja claro por que vim parar aqui. Deve ter sido por algo mais do que um espinho. Não mencionei que nunca havia visto aquele médico antes, nem que ele levou quinze minutos - ou vinte, talvez - para resolver me internar. O que eu tinha de tão demente que em menos de meia hora um médico me despachou para o hospício? E ele me tapeou: tinha dito que eu ficaria algumas semanas. Fiquei quase dois anos. Eu tinha 18 anos."

Achei muito interessante o assunto abordado no livro, e fui pesquisar sobre este tipo de doença metal, realmente é bem complexo. Se você ficou curioso(a) também, da uma lida neste artigo clique aqui.

Indico com certeza este livro, pois é uma leitura chocante e emocionante, pois enquanto estamos lendo temos momentos de tristeza, angustia, mas as vezes também temos momentos divertidos. Um livro que nos trás uma dura realidade!


11 comentários:

  1. Encomendei esse livro e estava atrás de uma opinião, agora fiquei ainda mais ansiosa para lê-lo!! Ótima resenha ;)

    Bjs
    viverserfeliz-renata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina!
    Já vi o filme a agora tô doida pra ler esse livro! Sempre achei o filme maravilhoso e que o livro devia ser mil vezes melhor, pelo jeito não me enganei! :))
    Também estou super interessada no livro continuação de "Eu, Christiane F.", que saiu há pouco tempo. Dois livros que com certeza estão na minha lista de leituras!
    Beijos,

    Mariana Pacheco
    http://livrosenerds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Nina!
    Gostei muito da sua resenha.
    Já assisti o filme, agora quero ler logo o livro, ainda mais depois do que eu li aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse é um livro que quero ler há muito tempo, com um tema que me atrai demais! Quando a gente assiste ao filmes antes fica realmente impossível ler o livro sem remeter os personagens aos atores.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina, então, se eu te falar que nunca vi o filme? kkk nunca vi, to me sentindo por fora até.. mas com certeza depois da sua resenha eu vou assistir o filme e ler o livro, fiquei com bastante vontade de lê-lo, se trata de um assunto bem interessante, acho que vai ser uma leitura rápida.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece maravilhoso , não vejo a hora de lê-lo. :)

    ResponderExcluir
  7. Faz tempo que quero ler esse livro mas ainda não apareceu a oportunidade.
    Um livro bem psicológico, creio que compensa ler.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, tenho muita vontade de ler este livro também, parece ser muito bom. Nunca li nada com esse tema, onde a personagem principal está internada e com sua sanidade em dúvidas, não sabia que a o livro é uma biografia. Parece ser mesmo uma leitura forte!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei esse livro e pretendo ler ele, primeiro que é baseado numa história real e isso já conta como muitos pontos, deve ser angustiante saber do que ela passou, é interessante porque ela relata tudo o que viveu no livro.

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro, acho ele muito bom. O filme também é legal, mas COMO SEMPRE, prefiro o livro!

    ResponderExcluir
  11. Fiquei refletindo muuuuuito sobre esse livro quando terminei de ler. Faz a gente pensar na vida e nos outros (principalmente que sofrem de problemas psicológicos) de uma forma diferente. Resolvi ver o filme depois e aumentou toda essa reflexão. Vale muito a leitura. Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...