segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Livro x Filme: Orgulho e Preconceito


Este é mais um livro que virou filme. E confesso que adorei o filme. Não que eu não tenha gostado de ler o livro. Eu gostei, e muito!

Mas achei Keira Knightley incrível no papel de Elizabeth Bennet. Sem falar que fiquei apaixonada por Matthew Macfadyen como o Sr. Darcy. 

O livro Orgulho e Preconceito de Jane Austen foi adapatado para o cinema em 2005. Dirigido por JoeWright, conta a história de cinco irmãs de uma família inglesa de aristocratas rurais lidando com questões de casamento, moralidade e preconceito.

Já fiz a resenha deste livro aqui no blog. Quem quiser conferir é só  clicar aqui!

Esta foi a segunda versão cinematográfica. A primeira adaptação do livro aconteceu em preto e branco em 1940, com Greer Garson e Laurence Olivier, que eu AINDA não vi.

A maioria das obras literárias sofrem cortes significativos quando adaptadas para cinema. Orgulho e Preconceito, foi compactada em 2 horas e 9 minutos de tempo na tela.

O filme foi filmado inteiramente em uma locação na Inglaterra no verão de 2004 e utilizou várias casas, incluindo a Chatsworth House em Derbyshire e a Wilton House em Salisbury (como Pemberley), Groombridge Place em Kent (como Longbourn), Basildon Park em Berkshire (como Netherfield Park) e Burghley House em Cambridgeshire (como Rosings). O Temple of Apollo e Palladian Bridge da Stourhead também aparecem (como parte dos jardins de Rosings).


O filme alcançou o número um em sua primeira semana no Reino Unido, arrecadando 2,5 milhões de libras (4,5 milhões de dólares) sendo exibido em 400 salas. Permaneceu na posição por mais duas semanas, ganhando um total de mais de 14 milhões de libras no Reino Unido. Mundialmente, o filme arrecadou 121.147.947 de dólares.

Com certeza, esse emociona do começo ao fim!

E vocês, já leram ou assistiram Orgulho e Preconceito? De qual gostaram mais? Ou se apaixonaram pelos dois: livro e filme?
Conta aqui no Mural dos Livros pra gente!






9 comentários:

  1. Apesar de ser um clássico, eu ainda não conheço.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente não sabia que essa era a segunda adaptação... Andei pesquisando depois que eu vi aqui e é em preto e branco =O só falta ser mudo ausauhsauhs brincadeira
    Eu amei esse filme, mas nunca tive paciência para ler o livro.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net

    ResponderExcluir
  3. Nossa... Eu já vi esse filme, e realmente é ótimo.
    Fiquei apaixonada pelo Sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Ele é realmente incrível.

    Deu vontade de ver de novo, rs. Acho que vou fazer isso.
    Tb já li o livro, e adorei.

    Parabéns, sempre

    Beijusss

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro Jane Austen e a adaptação do filme ficou maravilhosa. Quem é que não ia querer um Mr. Darcy bonitão, gentil e ricaço assim, né? hahaha
    Eu descobri, tem algum tempo, que há uma série baseada no livro também, com o Colin Firth no papel de Mr. Darcy e é de 1995. Logicamente, o filme de 2005 deixou muitos detalhes de fora. Eu sempre me perguntei como havia surgido um amor tão intenso entre Mr. Darcy e Elizabeth. Na série, por ter 6 horas, fica muito mais claro para todos como os fatos foram ocorrendo. Par quem se interessar, é possível ver a série no youtube, começando pelo episódio 1 neste link: https://www.youtube.com/watch?v=0Il3TrP2kRQ
    A verdade é que amo todos, pois cada um tem um encanto particular!

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda
    Que bela dica vc me deu.
    Vou com certeza assistir está série.
    Rs quem não gostaria de ter um Sr. Darcy né.

    Beijinhos
    Sanny

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso ler esse livro e assistir ao filme. Nos filmes e livros estrangeiros de adolescentes que estão no ensino médio ou na faculdade, sempre tem uma cena em que os alunos estão discutindo sobre Orgulho e Preconceito, e toda vez que eu via ou lia isso, ficava me perguntando o que de tão relevante teria a história pra ser sempre citado. Confesso que até agora não sabia que o livro tinha uma adaptação cinematográfica :p

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro mas ainda não li, ta aqui na fila. Nem sabia do que se tratava a história...Não vi o filme também, mas não gosto de ver antes de ler o livro, então vou ter que ler primeiro e depois ver o livro...

    ResponderExcluir
  8. eu nunca assistir o filme, tenho uma paixão pela escrita da Jane Austen! Esse livro e incrível, e o filme traz uma emoção, faz a gente chorar do começo ao fim!!

    ResponderExcluir
  9. EU amei o filme, mas ler o livro, sem dúvida nenhuma, nos causa emoções unilaterais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...