terça-feira, 28 de janeiro de 2014

RESENHA: A Neta da Maharani - Maha Akhtar

A história real da neta de Anita Delgado, a princesa de Kapurthala

Este é um livro em que verdadeiramente nos mostra que contos de fadas realmente existem. Uma mulher que de "simples" jornalista se tornou uma princesa.

Maha Akhtar, jornalista do canal de notícias da TV CBS em Nova York, tem sua vida totalmente mudada ao ter que procurar sua certidão de nascimento por simples questões burocráticas. E assim, certa de que era de Sidney, Austrália, Maha entra em contato com o hospital e os serviços de registro do seu país de "nascimento", mas descobre que não havia nenhum documento em seu nome.

"- Esgotamos todas as possibilidades - Como você sabe, estamos neste caso há seis meses e lamento ter de comunicar-lhe que chegamos a um beco sem saída. Não conseguimos provar que a senhora nasceu em Sidney. Na verdade, poderia garantir que não foi em lugar algum de Nova Gales do Sul."

Após essa notícia, Maha começa uma busca incessante por seu verdadeiro passado. Uma busca que a levará a mudar totalmente sua história de vida, que até então conhecia. Perto de completar 40 anos, Maha Akhtar descobre um segredo vivido por três gerações de mulheres da família. E assim quatro mulheres começam a fazer parte desta história verídica.

Mulheres fortes, guerreiras, admiráveis, que vivendo em um país cheio de tradições, precisam buscar a serenidade e deixar de lado seus sentimentos em nome da família. Todas marcadas por amores secretos arrebatadores.

Anita Delgado. Uma bailarina de flamenco espanhola que aos 17 anos se apaixona e se casa com o marajá de Kapurthala, em 1907 na Índia.

"A primeira coisa que viu no espelho foi um homem moreno e atraente atrás dela, com a cabeça muito próxima da sua. Uma imagem de que se lembraria para o resto da vida. Soube que o amava e que ele a amava. Nenhum dos dois disse nada, mas o silêncio falou por eles."

"- Você está muito bonita, minha bailarina - disse ele, deslizando as mãos dos ombros para a cintura de Anita. Envolveu-a em um abraço e a beijou com carinho no rosto. O coração de Anita batia com tanta força que lhe custava respirar."

Anita conheceu o marajá Jagatjit Singh, de 34 anos, quando ele veio para a Espanha para o casamento do rei Alfonso XIII.

Assim, ela se torna sua quinta esposa. Mas em 1924, se divorciaram depois que ela teve um caso com um dos filhos de uma outra mulher do Marajá.

"Depois de Anita houve muitas outras mulheres na vida de Jagatjit... Mas ninguém cativou seu coração e sua lama como ela o fizera. Talvez fosse sua inocência ou ingenuidade o que a tornavam tão sedutora, talvez sua vontade de se transformar no que queria ser ou, talvez, tenha sido algo tão simples quanto o amor..."

Laila Al-Khalili. Uma mulher libanesa forte e determinada, que queria viver de acordo com seus próprios ideais, e não conforme as regras impostas pela sociedade da época. Linda, inteligente e independente, sua figura voluptuosa hipnotizava os homens. Cresceu acostumada a ter tudo e todos que queria, sem esforço algum, mas depois de ter vários homens aos seus pés, se apaixonou pelo jovem escritor Aatish Tasser. Seus pais não consentiram o namoro e Laila teve que se casar com Kamal Ajami.

" Laila... se viu presa a um casamento muçulmano, levando uma vida típica de dona de casa libanesa... Os anos se passaram, mas nunca deixou de gostar de Aatish. O tempo diminuiu a dor da ausência dele, ainda que ela não tenha conseguido esquecer o homem que lhe tinha ensinado que era possível ser feliz com pouco. Aferrou-se a suas lembranças porque havia momentos em que acreditava que eram a única coisa a mantê-la viva."

Após anos em um casamento infeliz, já com filhos, o destino coloca seu amor novamente a sua frente, e Laila e Aatish vivem mais uma vez uma história de amor as escondidas. Destes encontros secretos, nasce Zahra, que cresce acreditando que seu pai verdadeiro é Kamal.

" Um dia, Laila decidiu tomar um café em uma de suas cafeterias preferidas... Estava perdida em seus pensamento quando... levantou a vista e seus olhos se encheram de lágrimas ao ver a pessoa que estava diante dela."

"- Venha comigo, Laila - repetiu com suavidade, mas também com insistência... sem dizer nada levantou-se e o seguiu... Aatish se aproximou... tiraram a roupa um do outro, desesperados para unirem-se, para sentirem-se, para finalmente expressarem o amor, o desejo e a paixão reprimidos durante os anos em que estiveram afastados... não houve palavras, nem explicações."

" Laila sorriu e enquanto faziam amor novamente soube que era nesses braços que deveria estar, fossem quais fossem as consequência... mas ser mãe complicava as coisas..."

Zahra Ajami. Uma mulher muçulmana, que sempre viveu superprotegida por sua mãe. Era uma jovem inteligente e bela, mas sem interesses por livros ou pelos estudos. Queria mesmo era experimentar os vestidos, sapatos e maquiagens da mãe. Aos 23 anos ainda era solteira, e seus pais se preocupavam muito com isso. Diziam que era preciso que ela se casasse com alguém das famílias reais. Mas Zahra sonhava em se casar apaixonada. E se apaixonou. Se apaixonou por um principe elegante de 53 anos, filho único da maharani espanhola e do marajá de Kapurthala. Sua paixão por Ajit Singh, foi tão forte que se entregou a ele completamente.

Mas como todas as histórias de amor das mulheres de sua família, Zahra não foi feliz com o amor de sua vida. Teve que se casar por imposição de seu pai com outro homem, Anwar Akhtar de 34 anos. Zahra estava agora com vinte e quatro anos, uma filha e um casamento de pura infelicidade. Mas aprendeu a viver ou melhor a sobreviver a seu marido imposto, da melhor maneira que pode. E assim, cuidou com amor de seus filhos e de sua Maha, a filha que teve de seu eterno amor Ajit.

Maha que jamais entendera porque o pai que ela achava ser seu, não gostava dela, e porque sua mãe era sempre tão triste. Ela que não falava com Zahra a muito tempo, pois procurou se afastar completamente dela.

"Tinha plena consciência de que minha mãe queria desesperadamente voltar a fazer parte de minha vida, mas tinha decidido não deixar. Zahra estava convencida de que se deixasse o tempo passar ela poderia consertar o mal que me assustara sete anos antes, um dia de que nunca poderei esquecer..."

Agora tudo começava a fazer sentido em sua vida. E todas as perguntas feitas durante anos agora tinham suas respostas. Mahra precisava enfrentar seu passado e dar rumo a seu futuro.

Maha Akhta nos brinda com sua trajetória de vida. Surpreendente. Uma busca por sua verdadeira identidade em uma viagem que tem ínicio em Nova York, passa pela Europa e termina na Índia.

Uma história extremamente envolvente, que merece ser lida!




37 comentários:

  1. Oi Nina,
    Gostei muito da sua resenha. O livro me parece interessante. Vai ficar na minha lista de leitura.
    Parabéns ao blog, está muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! parece que este livro é bem legal. Adorei a capa.
    Vou ler com certeza, depois da sua resenha.
    Não conhecia ainda.
    Seu blog está dez. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. UAU! uma história de tirar o fôlego, hein?
    Deve ter sido uma busca bem estressante sobre a vida dela.
    Acho que vou ler, não me senti muito atraída, mas talvez eu dê uma chance.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que história envolvente, cheia de fascinio e mistério. Fiquei com muita vontade ler e espero ter a oportunidade disso em breve. Vou procurar para comprar.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que história interessante cheia de fascínio e sedução. Quero muito ler o livro. Vou procurar para comprar.

    ResponderExcluir
  6. parece mesmo merecer ser lida, e na capa já esta expressada que o livro é mais pra cultura da índia.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do que li, parece ser muita aventura e diversão este livro, amores, inseguranças, culturas!! Boa pedida!!

    ResponderExcluir
  8. Uma mulher forte, buscando sua historia e viajando.. quero já!!

    ResponderExcluir
  9. Uau!!! Que história maravilhosa!!! Amo o Índia desde da época da novela "Caminho das índias", a musica a tradição e a cultura são fascinantes! E ter o prazer de ler uma história verídica deve ser o máximo! Ao ler a resenha me veio na mente a história de Elizabeth Gilbert (claro que a diferença da história é evidente) é mais pelo fato das reviravoltas e a questão das viagens!
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  10. É intrigante um livro de uma história real, muito interessante.

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente o livro já me chamou a atençao pela capa que e lindaaaa , a resenha me deixou curiosa . Vai entrar para minha lista de desejados :D

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente o livro já me chamou a atençao pela capa que e lindaaaa , a resenha me deixou curiosa . Vai entrar para minha lista de desejados :D

    ResponderExcluir
  13. Historia Maravilhosa ,Livros Assim deveriam existe mas ,com coteudos ,O que acontecem... resumindo gostei.,

    ResponderExcluir
  14. Nossa, fiquei bem confusa com a história. Não entendi muito o que se passa. Mas tem fadas? Mulheres fortes e guerreiras que buscam? A sim, as histórias de 3 mulheres e que tinham algo a ver, interligado em seu passado. Olha, o livro parece difícil de entender, mas quando damos conta, por resenha, vamos lendo e entendendo um pouco. Acho que seria mais fácil ler e conhecer. Mas a capa é meia estranha. Quero conhecer mesmo assim.
    Beijos Nina,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  15. Linda capa...
    Adorei a resenha...
    Contos de fadas podem sim serem reais basta que exista amor
    Tomara que eu consiga ler todinho *Quero Ganhar*

    ResponderExcluir
  16. Deve ser interessante notar as diferentes histórias de mulheres daquela época e como eram vistas e tratadas.
    Talvez eu dê uma chance a este livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nenhum livro que abordasse esse universo do Oriente, eu acho que nada melhor do que viajar para tão longe qt através dos livros não é?

    Quero espiar!
    Miquilis

    ResponderExcluir
  18. Só lendo a resenha já me apaixonei pelo livro!

    ResponderExcluir
  19. Nina!
    Gosto demais de enredos baseados em fatos reais e se são de princesas verdadeiras, nossa, um verdadeiro sonho.
    Espero poder acompanhar a narrativa dessa mulher forte e predestinada.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. O livro nos facina com esta história ligeiramene intrigante mas ao mesmo tempo apaixonante. Uma histórias cheia de amor, crenças de família, pecado, que nos leva certamente a querer saber mais e mais. Gostei muito do que Li.

    ResponderExcluir
  21. Adoro histórias sobre mulheres fortes,achei bem bacana o enredo tbm.
    O Oriente é coisa nova para mim,mas acho que ia adorar um livro sobre esse universo.
    Bjus

    ResponderExcluir
  22. Nunca ouvi falar dessa mulher, mas fico imaginado como deve ser estar no lugar dela!
    Adoro histórias que se passam em lugares "exóticos". Fiquei curiosa, vai para lista de quero ler!!!

    ResponderExcluir
  23. Nossa, não fazia ideia do que se tratava o livro e gostei, é realmente muito interessante o jeito que tudo se desenrola.
    Meio confuso também, ir entendendo como essas vidas vão se ligar e fazer o livro, mas enfim, espero poder ler e entender tudo isso :D

    ResponderExcluir
  24. O livro relata 4 histórias de mulheres moram em países onde a vontade da mulher não vale muita coisa. Estes romances secretos em que a gente fica torcendo para que no final de tudo certo, mas eu acredito que este é meio realista, então pode ser o que o final não seja Felizes para sempre!!

    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. A história parece bastante interessante, ainda mais porque nunca li nenhum livro que mostrasse um pouco da índia.
    Gostei, entrou na minhas lista de leituras.

    ResponderExcluir
  26. Gostei da capa do livro, e a sinopse me chamou a atenção, agora lendo sua resenha fiquei com muita vontade de ler o livro, parece ser um livro que te envolve, gosto de livros assim, parabens pela resenha. beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá! Ainda não conhecia esse livro, mas adorei a resenha e a história. Nunca li nada relacionado a esse tema e país, então creio que irei adorar. Vou adicionar à minha lista de leituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. gostei do livro e gostaria de terminar de ler, para saber o que acontece mais, parece ser reflexivo e aventureiro, e mostra uma cultura mt interessante

    ResponderExcluir
  29. Nossa! O livro parece ser muito interessante. Mulheres fortes como protagonistas sempre chamam a atenção e despertam a curiosidade. Quero ler.

    ResponderExcluir
  30. Fiquei muito interessada pela história, mais ainda por poder conhecer essa autora. Ainda não tive oportunidade de ler nada sobre. Adoro livros que me levam à culturas, costumes e povos diferentes. Parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  31. A história parece ser intensa e cheia de mensagens. Gostei muito dos trechos que você colocou aqui. Deu pra sentir como é a história e a vida da personagem. Espero conseguir ler. Amei a capa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou interessada pela história... Conhecer culturas diferentes é uma paixão!!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  33. que historia emocionante mostrando culturas diversificadas e entrelaçadas de forma poetica. mal posso esperar para ler

    ResponderExcluir
  34. Gostei bastante da resenha. A intenção é atiçar a vontade de ler, certo? Atingiu seu objetivo. Está na minha lista.

    ResponderExcluir
  35. Amo livros com personagens fortes, ainda mais mulheres que lutam pelo que querem. Tenho certeza que vou amar ler esse livros e espero poder fazê-lo em breve. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  36. Oi Nina! Gostei muito da sua resenha. Ainda não conhecia o livro mas agora vou procurar ler. A história é muito interessante. E é sempre bom exploramos as outras culturas porque de certo modo, a cultura faz parte de cada um de nós. O livro nos fascina com essa história ligeiramente intrigante mas ao mesmo tempo apaixonante. Uma história cheia de amor, crenças de família, pecado, que nos leva certamente a querer mais e mais.

    ResponderExcluir
  37. Essa capa é uma das mais lindas que já vi!
    Adoro histórias assim que a pessoa descobre que tudo o que achava que era real é quebrado e ela tem que descobrir a própria história. Quero muito ler!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...