terça-feira, 1 de outubro de 2013

Primavera Editorial apresenta Novos Talentos da Literatura Brasileira na Feira do Livro de Frankfurt

Os novos talentos da literatura nacional, publicados pela Primavera Editorial, serão destaque da participação da editora na Feira do Livro de Frankfurt. Em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a editora apresentará os livros de Luis Eduardo Matta, Teresa Garbayo dos Santos, Bruno Chiarioni, Márcio Kroehn, Luiz Salgado Ribeiro, Edna Bugni, Gilberto Abrão, Nuria Torrents e Maria Elci Spaccaquerche. A editora também apresentará o livro “O anel que tu me deste – o casamento no divã”, de Lidia Aratangy.   
A estreia da Primavera Editorial na Feira do Livro de Frankfurt não poderia ser mais especial. Este ano, o maior evento literário do mundo terá o Brasil como convidado de honra e, entre os dias 9 e 13 de outubro, a riqueza da produção nacional no setor estará no centro das atenções dos milhares de visitantes do evento. Alinhada à proposta de investir em novos autores nacionais, a Primavera Editorial destacará no estande da Câmara Brasileira do Livro (CBL) obras de novos talentos brasileiros, autores de todas as idades. Entre eles, Luis Eduardo Matta, Teresa Garbayo dos Santos; os jornalistas Bruno Chiarioni, Márcio Kroehn e Luiz Salgado Ribeiro; Edna Bugni, Gilberto Abrão; e as psicólogas Nuria Torrents e Maria Elci Spaccaquerche. 
“É uma grande honra contribuir para a divulgação da cultura nacional no encontro editorial mais importante do mundo. Por esse motivo, selecionamos apenas títulos de autores brasileiros para expor em Frankfurt. Mais do que apresentar os livros dos novos talentos da literatura brasileira que publicamos, vamos apresentar a inovação dos nossos conteúdos editoriais e gráficos e nossa disposição em encontrar caminhos para que o livro seja um instrumento de inclusão e alcance o maior número de leitores possível”, explica Lourdes Magalhães, fundadora e diretora da Primavera Editorial. Além da executiva, Lindsay Gois e Mariana Carbonell, das áreas editorial e de design da editora, estarão em Frankfurt. 
A primeira participação da Primavera Editorial na feira conta com o apoio do projeto Brazilian Publishers – parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), que visa gerar oportunidades de negócios para as editoras no mercado estrangeiro.
PRIMAVERA EM FRANKFURT

A outra face do desejo
 Segundo thriller de Luis Eduardo Matta a ser lançado pela Primavera Editorial e o décimo primeiro livro da carreira, A outra face do desejo conduz o leitor a labirintos dos conflitos existenciais e afetivos da publicitária Fernanda Soares de Lima, personagem central de uma trama que mistura drama, amor, mistério e suspense.



Conversando com casais grávidos
Escrito pela psicóloga Teresa Garbayo dos Santos a partir de estudos e da experiência em consultório, Conversando com casais grávidos convida o leitor a um diálogo franco sobre as inseguranças, ansiedades e interrogações que caminham lado a lado com as alegrias inerentes à maternidade e à paternidade.


Onde o esporte se reinventa: histórias e bastidores dos 40 anos da Placar
Os jornalistas Bruno Chiarioni e Márcio Kroehn contam a trajetória da revista que há mais de 40 anos influencia o jornalismo esportivo no país. Os bastidores da “redação dos sonhos” e suas matérias antológicas são resgatados em fotos históricas e depoimentos inéditos.



Andanças: histórias de um jornalista à moda antiga
Com uma extensa e profícua carreira no jornalismo brasileiro, Luiz Salgado Ribeiro relata histórias que somente os grandes repórteres sabem contar e que prometem agradar os velhos companheiros de profissão e os jovens jornalistas interessados na imprensa nacional dos anos de 1960, 1970 e 1980.



Solstício de verão
Inspirada na estreita convivência com o universo feminino e nas histórias comuns a mulheres de sua geração, a autora Edna Bugni – médica especializada em saúde pública e ginecologia – recria com palavras as inúmeras histórias ouvidas e vividas em anos de consultório.



Mohamed, o latoeiro
Por meio da trajetória de Mohamed, a obra de Gilberto Abrão compõe um retrato emocionante da imigração árabe no Brasil – as marcas na cultura brasileira e os amores e dilemas de imigrantes que enriqueceram a cultura do país, acrescentando “condimentos” ao caldeirão étnico nacional.



Quem tem medo do Dr. House?
Organizado pelas psicólogas Nuria Torrents e Maria Elci Spaccaquerche, o livro tem por proposta fazer uma reflexão, em nove artigos, sobre as questões intrigantes que a série desperta. As autoras, estudiosas de Carl Gustav Jung, desnudam, no melhor estilo House, a personalidade complexa e paradoxal do personagem.


O anel que tu me deste: o casamento no divã
O que acontece depois do “felizes para sempre”? As complexas relações humanas, as origens históricas e situações ricas que mostram os mitos, medos, contradições, armadilhas e desgastes – evitáveis e inevitáveis – do casamento são a base da obra de Lidia Rosenberg Aratangy


Literatura e responsabilidade social
Associada à inovação e ao pioneirismo de formatos e conteúdos editoriais, a Primavera Editorial é uma empresa nacional comprometida com a produção de livros de qualidade e com o fomento ao acesso à leitura. No cerne da atuação, encontra-se o investimento em iniciativas que têm por missão encontrar caminhos para que o livro chegue ao maior número possível de leitores. As ações de responsabilidade social permeiam o cotidiano da Primavera Editorial desde a fundação, há cinco anos. A editora está conectada a iniciativas que têm sinergia com valores de disseminação do livro entre todas as classes sociais.
“Somos doadores, por exemplo, do projeto Livro de Rua e de bibliotecas públicas; e temos uma parceria com o movimento colaborativo A Corrente do Bem. Além disso, apoiamos firmemente o Leitura Alimenta, projeto da Livraria da Vila que insere livros em cestas básicas”, detalha Lourdes, que mantém um trabalho contínuo para revelar novos talentos da literatura nacional. “Consideramos o trabalho de lançar novos autores, de todas as idades, como parte da nossa responsabilidade social”, revela.
Instigada pelo desafio de encontrar novos autores, a equipe da Primavera Editorial também tem investido nos escritores da terceira idade. Segundo a executiva, são escritores que falam sobre temas de interesse do leitor maior de 60 anos e com personagens mais próximos desse universo. Nesse contexto, a Primavera Editorial publicou obras de Gilberto Abrão (Mohamed, o latoeiro) e do jornalista Luiz Salgado, autor do livro Andanças: histórias de um jornalista à moda antiga, escritores que terão as obras apresentadas em Frankfurt.
Em comum, os escritores têm a idade e o ineditismo. Luiz, um jornalista forjado no calor das redações de jornais como O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, traça um retrato do jornalismo e dos profissionais que atuavam nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Gilberto, por sua vez, construiu um belo romance – lançando mão da própria vivência e de relatos que ouviu do pai e de patrícios – no qual aborda a trajetória dos imigrantes árabes que ajudaram a construir o Brasil, enriquecendo nossa cultura, o “caldeirão étnico” brasileiro. “Leitores a vida inteira, Gilberto Abrão e Luiz Salgado se tornaram escritores na maturidade e são exemplos de que a leitura sempre nos surpreende, seja na infância, na adolescência, na meia idade, ou seja na terceira idade”, afirma Lourdes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...