sexta-feira, 12 de julho de 2013

RESENHA: Belle - Lesley Pearse

É preciso coragem para perder a inocência.

Belle foi um livro que me veio por acaso. Na verdade, eu não o escolhi para ler. Calma, eu explico. Estava eu, na casa de minha irmã que tem uma estante enorme de livros e mais livros, apenas jogando conversa fora como fazem as irmãs, quando fui, digamos, ver as novidades que ela comprou. Então minha irmã me disse que se eu quisesse algum livro emprestado poderia pegar. Mas diante da enorme coleção, fiquei sem saber qual escolher (até parece que eu não tenho livros em casa, rs... alguns ainda estão fechados rs...). Como não me decidia, ela me deu este, Belle, e disse que eu iria gostar. Tá bom né! Como livros são sempre bem vindos, fui pra casa devorá-lo imediatamente. E aqui estou eu, para contar o que achei.

Uma história que se passa em Londres - Inglaterra em 1910. Belle é uma menina doce, ingênua, de 15 anos, que vive em um bordel em Seven Dials, mas que desconhece totalmente o que realmente acontece por lá de verdade. Sua mãe Annie, a dona, é uma mulher fria e reservada, mas que procura manter Belle sempre longe dos acontecimentos da "casa". Uma mãe distante da filha, sem nenhuma atitude de carinho, mas que trata as meninas que trabalham pra ela muito bem. Mog também vive na casa como "governanta" do local e que ama Belle como se fosse sua filha. Mog dá a Belle o amor que Annie não dedica a filha. Sempre cheia de cuidados e mimos. Belle por sua vez, vê Mog como sua segunda mãe, a quem ama mais que tudo.

Como não tem muito o que fazer, além de ajudar nas tarefas diárias na parte baixa do bordel, Belle as vezes sai para espairecer e passar o tempo, mesmo sem o consentimento de Annie e Mog, que querem protegê-la do mundo e dos falatórios. Em uma dessas saídas matutinas, Belle se depara com Jimmy, um garoto de cabelos ruivo e rosto sardento, que se aproxima dela para devolver uma fita que havia caído de seu cabelo. Começam a conversar, e Belle até já estava a simpatizar com Jimmy, quando ele estraga tudo perguntando se ela era uma prostituta. 

"- Você deve ser uma prostitua. Você vive num bordel!
- Se eu morasse em um palácio não seria obrigatoriamente uma rainha! Ela respondeu com raiva." 

Jimmy vendo que Belle não gostou da insinuação, pediu desculpas, e os dois então ficaram a conversar. Dai em diante uma amizade surgiu entre eles, que se viam sempre. Aos poucos o amor de Jimmy por Belle foi crescendo, e eles sempre saiam para passear nas manhãs frias da cidade, antes que seu tio e a mãe de Belle dessem falta dos dois.

Em um dia como qualquer outro, Belle teve autorização (o que não acontecia nunca) de limpar os quartos das meninas, mas depois de uma faxina cansativa no quarto de Millie, e já exausta, Belle se deita na cama para descansar só um pouquinho e acaba pegando no sono. Acorda, já de noite, com um barulho vindo do corredor, que denunciava que Millie vinha para o seu quarto acompanhada de um homem. Sem saber o que fazer, e com medo de ser descoberta pela mãe ainda ali, Belle se esconde debaixo da cama, e assim acaba presenciando tudo o que de fato acontece no bordel. Vê as intimidades acontecerem com brutal violência entre Millie e seu acompanhante. Mas além de estar totalmente desconcertada, envergonhada, chocada e assustada com as cenas diante de si, ela também acaba presenciando o assassinato de Millie, algo que nunca antes tinha acontecido no bordel. O homem foge, mas sua mãe não deixa que Belle o denuncie a polícia por medo do que poderia acontecer a todas elas.

Mas dias depois, esse mesmo homem volta e sequestra Belle, levando-a para Paris, por meio de contrabando. Vendida para uma casa de prostituição, Belle é vitima dos mais terríveis atos sexuais. Diante da dor, do sofrimento e da vida imposta a ela, Belle tenta lutar contra as crueldades do mundo da prostituição, do contrabando de jovens e da falta de liberdade. E dia após dia luta para voltar pra casa, em uma busca desesperada da felicidade.

Diante dessa busca, Belle conhece muita gente. Personagens que marcam sua vida com muita força. Conhece meninas que foram obrigadas e outras que simplesmente deixaram se prostituir. Donas de bordéis de todo tipo. Clientes com vários tipos de desejos, fantasias. Pessoas que queriam ajudá-la e outros que queriam apenas seu corpo.

No decorrer do livro nossa heroína sofredora, se encontra com pessoas boas e más. Na verdade mais pessoas más. Como sofre essa Belle. Coitada. Mas mesmo com todo o sofrimento, Belle não perde seu encanto, sua beleza, sua docilidade. Uma jovem que se torna mulher por obrigação, e que busca por sua liberdade a todo instante. Diante das tramas da vida, Belle se dispõe a aprender, a deixar de ser ingênua, a usar de sua beleza e encanto para conquistar seu desejo...voltar pra casa.

Uma história que é o retrato do que acontece todos os dias. Tráfico de mulheres, jovens e até crianças para serem vendidas para a prostituição. Um mundo obscuro que as vezes se apresenta diante dos nossos olhos, mas que fingimos não ver, por ser mais cômodo, mais fácil, menos doloroso. Um grito de dor que ecoa nos becos das maiores cidades do mundo de meninas inocentes, arrancadas de suas famílias, de suas meninice, de seus sonhos, e que fingimos não ouvir. Um pedido de socorro diante da crueldade descarada de muitos que acham que o sofrimento alheio está apenas em troca de poucos tostões. Organizações pelo mundo, grandes e poderosas, que tecem a teia do tráfico da prostituição.

Bom, pelo que parece ficou claro que gostei do livro que me foi "imposto"...rs...
Adorei Lisette, a enfermeira. Mesmo achando que ela poderia ter feito mais por Belle.
Gostei muito de Noah, jornalista e também detetive, que tinha um amor secreto não correspondido por Millie, e que faz de tudo para encontrar Belle.
Me apaixonei por Etienne, o homem que foi pago para levar Belle de navio para sua nova "dona". Tudo bem, que a princípio você pode achar que estou doida, mas como não posso contar detalhes da história, terão que ler para saber porque me apaixonei por ele.

Ah, e confesso que esperava um outro final para Belle, mas valeu mesmo assim.

Agora leiam e me contem o que acharam do livro!







7 comentários:

  1. O livro é bem interessante,com um tema que nos prende e até hoje atual. Pois acontece muito e que muito se fala nos jornais e novelas. Amei seus comentários e suas colocações na resenha. Assim que puder irei ler.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, a capa desse livro me chamou atenção.
    A história do tráfico humano e da prostituição ,retratado nos anos de 1910 e 1911,infelizmente, ainda é um tema atual.
    Belle é uma garota de 15 anos mas vai viver experiências traumatizantes,perigosas e até emocionantes para uma garota de sua idade.
    Belle vai ser sequestrada depois de testemunhar um assassinato,e o assassino a embarcará para Nova Orleans,então vamos acompanhar sua jornada em busca de sua liberdade e também a luta pela sua sobrevivência.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse livro aqui em casa, o que desanima é o tamanho dele (se eu não estou enganada, são 559 paginas), mas com essa resenha, até me animei agora, para conhecer a história de Belle de 15 anos!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Já comprei os 2 e estou esperando chegar, estou louca para ler. Pelas resenhas que eu li além de interessantes essa serie trata também de muitas injustiças e tristezas. Estou super ansiosa para começar a ler. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  5. Já leu "Entre o amor e a paixão"? É a continuação e eu amei o final do segundo livro. Na verdade, quando lemos Belle nem parece que tem uma continuação, não é mesmo? hahaha. Mas o segundo volume é perfeito! Muito bom mesmo. A história de Belle é fantástica. Eu realmente me apaixonei por esse livro e mesmo ele sendo grande, eu o devorei em poucos dias (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi.
      Então, ainda não li Entre o amor e a Paixão. Mas agora que vc me falou que amou, eu tb quero muito ler, e logo.
      A história de Belle é mesmo envolvente ^.^
      Beijos

      Excluir
  6. Ganhei esse livro e levei algum tempo para ler. Toda vez que pegava pra ler, eu desistia e não entendi porque. Até que um dia disse um basta e sentei pra ler. Amei é claro e quero ler o segundo livro. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...