quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

RESENHA: Orgulho e Preconceito - Jane Austen




"Elizabeth já não conseguia conter a impaciência de contar a jane o que acontecera; e por fim, decidida a suprimir todos os detalhes que se referissem à irmã e preparando-a para uma surpresa, descreveu-lhe na manhã seguinte a parte principal da cena entre o Sr. Darcy e ela."

Ganhei de uma amiga esta edição especial que reúne Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão – três dos mais apreciados romances desta que é uma das mais lidas e amadas autoras inglesas em todo o mundo. Vou hoje comentar apenas sobre um deles. Futuramente comento sobre os outros dois romances.

Orgulho e Preconceito, foi publicado pela primeira vez em 1813, mas na verdade havia sido terminado em 1797. Escrito por Jane Austen antes dela completar 21 anos, o que torna mais notáveis ainda as qualidades da obra.

Jane Austen, desenvolveu os conflitos de sua obra dentro do cotidiano de pessoas comuns, com crítica à sociedade inglesa da época, de uma forma leve e irônica, mas sem ser superficial. Conhecemos os personagens não tanto pelo que a autora nos diz sobre eles, mas muito mais pelo dialogo e comportamento deles próprios. 

É uma história de amor diferente dos que estamos acostumados a ler, pois foge dos grandes amores da ficção de hoje. Não temos o amor a primeira vista, nem paixões insaciáveis e arrebatadoras. Temos sentimentos que vão se transformando e que vão sendo descobertos com surpresa e hesitação. 

Naquela época, enquanto uns se esforçavam para manter intactas as distinções sociais e o status que possuem, outros faziam de tudo para arranjar um bom casamento, na maioria das vezes a única forma de elevação na sociedade e segurança financeira. 

O livro narra a história de Elizabeth Bennet, no início do século XIX, na Inglaterra. Dona de um temperamento forte, inteligente e decidida, não mede as palavras, é honesta e direta e não finge ser algo que não é para agradar as pessoas. Mora em uma cidade do interior junto com os seus pais e suas quatro irmãs.  
Sua mãe, preocupadíssima em arranjar bons casamentos a suas filhas, vê na chegada do Sr.Charles Bingley, jovem e rico cavalheiro, a ponte para que uma de suas filhas se torne parte da alta sociedade. Ele aluga uma propriedade perto da casa dos Bennet pra passar uma temporada, e sendo bem recebido na cidade e convidado para um grande baile, onde todas as moças estarão presentes. Ele então vai acompanhado da sua irmã Srta. Caroline e o seu melhor amigo, o Sr. Darcy. 

No baile o Sr. Bingley conhece a família Bennet e na mesma hora se interessa por Jane Bennet, a filha mais velha dos Bennet. Mas seu amigo, o Sr. Darcy mantém uma postura mais distante e desconfiada das pessoas do campo, e não aprova o interesse de Bingley pois considera Jane socialmente inferior à eles. O Sr. Darcy não aceita dançar com Elizabeth Bennet no baile e desde então, ela o trata com a mesma indiferença. 

O livro demonstra bem o sentimento dos dois: o preconceito de Darcy, pela classe social dela, e o orgulho de Elizabeth, que não se sente subjugada em nenhum momento, e mostra o seu verdadeiro caráter e sua personalidade. 

Á medida que vão se conhecendo, compreendendo melhor a personalidade um do outro, conhecendo suas ações e suas generosidades, os sentimentos adquiridos no primeiro encontro vão sendo mudados, e... 

Acho melhor parar por aqui, se não posso acabar contando o livro inteiro, e saber o final antes mesmo de começar uma leitura é muito ruim. 

Não percam a oportunidade de ler essa obra prima que vai mexer com você! 




6 comentários:

  1. Este é um livro muito esperado por mim. Adoro livros que remetem há épocas passadas. Quanto ao amor dos personagens acho muito interessante que vá se desenvolvendo aos poucos, como qualquer relação, não foge da realidade. E ainda mais as intrigas que os dois estão prestes a passar.. Acho tudo muito envolvente, e quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog....interessantíssimo!
    Te achei na lista do Vejablog!
    e estou te seguindo....Bjinhos
    http://blogpensamentosfemininos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não li nada da Jane ainda =X
    Mas como gosto de romances de época, ainda mais não sendo os convencionais de paixões arrebatadoras e conhecendo todo o desenrolar até finalmente virar amor.

    Leitura obrigatória que eu ainda pretendo fazer.

    ps: Essa nova edição está lindíssima.

    Bjus!

    ResponderExcluir
  4. Jane Austen e tudo de bom. Sou amarradona em suas histórias.
    Tenho a outra edição, mas o conteúdo é sempre o mesmo, ma-ra-vi-lho-so.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Orgulho e preconceito um dos meus livros preferidos! AMOOO...

    ResponderExcluir
  6. Meu livro preferido pra sempre!
    Amo Jane Austen e suas obras, mas Orgulho e Preconceito foi a que mais me cativou.
    Impossível não se apaixonar, impossível ler só uma vez, impossível não amar Lizzy, e impossível não sonhar com Mr. Darcy!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...