sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Prêmio Nobel de Literatura de 2013


O Nobel de Literatura (em sueco: Nobelpriset i litteratur) é um prêmio literário concedido anualmente desde 1901. É atribuído a um autor de qualquer nacionalidade que, de acordo com as palavras do próprio Alfred Nobel, criador da distinção, tenha produzido, através do campo literário, o mais magnífico trabalho em uma direção ideal (originalmente do sueco: den som inom litteraturen har producerat det utmärktaste i idealisk riktning). O "trabalho" referido aqui significa, para Nobel, a obra inteira desse escritor, seus principais livros, sua mentalidade, seu estilo e suas filosofias, não distinguindo uma obra em particular. 

A Academia Sueca é quem escolhe esse escritor e o anuncia no começo do mês de outubro de cada ano. Para muitos, é esse o maior e mais distinto prêmio que um escritor ou uma escritora pode receber dentro do ramo da literatura. 

O prêmio é por vezes consensual e por vezes polêmico, já que muitos consideram que tem ignorado autores mundialmente reconhecidos. 


O prêmio Nobel de Literatura de 2013 foi concedido a Escritora canadense Alice Munro. 

"Mestre dos contos"

A escritora canadense Alice Munro, 82 anos, ganhou no dia 10 de outubro, o prêmio Nobel de Literatura, atribuído pela Real Academia Sueca de Ciências. Definida pelo comitê como "mestre dos contos contemporâneos". Ela é a 13ª mulher a ganhar o prêmio, que começou a ser entregue em 1901.

Munro tem obras traduzidas para mais de dez idiomas. No Brasil, foram publicados os livros "Ódio, amizade, namoro, amor, casamento" (2004), "Fugitiva" (2006), "Felicidade Demais" (2010) e "O Amor de Uma Boa Mulher" (2013). 

Para 2014, estão previstos os lançamentos de "Selected Stories", publicado originalmente em 1996, "The View of Castle Rock", de 2006, e o relançamento de "Ódio, amizade, namoro, amor, casamento". 

Munro também é conhecida pelo conto "The Bear Came Over the Mountain", publicado na revista norte-americana "The New Yorker", que em 2006 foi adaptado pela também canadense Sarah Polley para o cinema. "Longe Dela", escrito e dirigido por Polley e estrelado por Julie Christie, recebeu duas indicações ao Oscar.

Antes do Nobel, Munro ganhou outros prêmios importantes como o Man Booker International Prize pelo conjunto da obra, o Commonwealth Writers’ Prize e o American National Book Critics Circle Award.

Embora tenha começado a escrever na adolescência, Munro só publicou seu primeiro livro, "Dance of the Happy Shades", em 1968. A obra recebeu o Governor General's Awards, prêmio entregue pelo Conselho Canadense para as Artes. Sua coleção de contos mais recente é "Dear Life", de 2012.

2 comentários:

  1. Oi Nina,
    tudo bem?
    Não conhecia essa autora, confesso, mas acho muito importante, cada vez mais, as mulheres conquistarem seu espaço em todos os campos da nossa sociedade. Muita coisa precisa mudar ainda, desde 1901, ela é a 13ª mulher a ganhar o prêmio. Vou compartilhar a informação no face lhe dando os créditos.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que bacana você postar essa super premiação. Nós sabemos que é um prêmio muito concorrido. Parabéns a Alice Munro. Ainda não li nenhum livro dela, mas fica o incentivo pra gente né.
    Beijos mil, e seu blog está cada vez mais incrível.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...