segunda-feira, 16 de maio de 2016

RESENHA: O Livro dos Negros - Lawrence Hill



"...Ás vezes, imagino o primeiro leitor que se deparar com a minha história. Será uma garota? Talvez uma mulher. Um homem. Um inglês. Um africano. Uma dessas pessoas encontrará minha história e a passará adiante. E então, creio, terei vivido por uma razão."

Difícil! Muito difícil colocar em palavras tudo que eu achei e acho desse livro. Com certeza O Livro dos Negros entra pro meu hall de melhores já lidos. Tem lugar cativo na estante e garanto que ainda vou me encantar com a história de Aminata Diallo muitas e muitas outras vezes... porque é uma leitura que pretendo repetir muito!

Aminata Diallo é uma daquelas personagens que além de fortes, marca sua história no coração do leitor. Não tem como ficar alheio a tudo que ela passa. Não dá pra deixar o livro encostado num canto, esperando uma outra oportunidade pra continuar a leitura... simplesmente se sente a necessidade de devorar cada página... não dá pra esperar! 

Com uma escrita leve e agradável, O Livro dos Negros não se tornou nem um pouco cansativa, pelo contrário, despertou ainda mais minha vontade de ler, com toda sua riqueza de detalhes, me senti vivendo junto da personagem. A vida de Aminata Diallo nos é apresentada em primeira pessoa. Uma escrita de pura sensibilidade. Parabéns ao autor Lawrence Hill e a Primavera Editorial por nós presentear com essa história incrível. Obrigado!

"Tenho a pele brilhante e escura... Meus olhos são difíceis de descrever, e eu gosto deles assim... Alguns dizem que tive uma beleza pouco comum, mas eu não desejaria beleza para nenhuma mulher que não tivesse sua liberdade, e que não escolhesse os braços que a abraçam."

O Livro conta a história de vida de Aminata Diallo. Uma mulher que tem sua vida marcada pela escravidão. Já na velhice, em Londres - 1802, ao lado de um grupo de abolicionistas, que lutam pela liberdade dos negros, ela mesma nos conta toda sua trajetória de vida desde a infância.

Quando ainda tinha 11 luas (11 anos), Aminata foi sequestrada da aldeia de Bayo, no oeste da África, por traficantes de escravos. Ela viu seus pais serem mortos e outros de seu povo sendo também escravizados. Acorrentados, caminharam sem parar rumo a um destino de total sofrimento. 

No decorrer do caminho, Aminata via outras pessoas se juntarem ao comboio de prisioneiros. Nus e descalços, cada um sofria a sua dor em silêncio, na esperança de que fossem salvos.

"Andamos por muitos sóis, aumentando em número lentamente. Seguíamos em frente, desajeitados, até somarmos uma cidade inteira de pessoas sequestradas. Passamos por aldeia após aldeia, cidade após cidade. Todas as vezes, as pessoas se apinhavam para olhar para nós. Inicialmente, eu acreditava que os aldeões vinham para nos salvar porque, com certeza, opunham-se a este ultraje. Mas eles apenas olhavam e, às vezes, traziam para os captores carne assada em troca de conchas cauri e cristais de sal." 

Ao embarcar em um navio negreiro,marcada a ferro no seio, Aminata não imagina a tudo que teria que se submeter para continuar viva. Entre doenças e pestes de todo tipo, a inocente criança que só conhecia o amor dos pais e de sua tribo tinha que aprender a lutar a cada dia por sua liberdade. Entre Toubabus (brancos) desumanos e cruéis, Aminata via sua gente faminta e sedenta, sendo cada vez mais torturados e massacrados, morrendo e apodrecendo nos porões fedorentos e imundos. Teve que aprender a ser interprete entre os traficantes e os escravos, e assim, foi sobrevivendo até chegar em terra firme... Ouvindo muito e falando apenas o necessário. 

Aminata Diallo foi vendida a um senhor, dono de uma plantação de índigo na Carolina do sul. Trabalhando de sol a sol, ela sonhava com o dia de poder voltar a sua terra. Conheceu muitas pessoas, boas e más. Dia após dia sua inocência ficava para trás. Foi ali que Aminata passou a ser Meena Dee.

"... Nesta nova terra, eu era africana. Nesta nova terra, eu tinha um nome diferente, dado por alguém que não me conhecia. Um novo nome para a segunda vida de uma menina, que sobrevivera à travessia do grande rio."

De grande inteligência, aprendeu com uma senhora a curar com as ervas e com um capataz a ler. Mas sua vida na lavoura não era fácil, ainda mais para uma criança que estava se tornando uma bela mulher. Cobiçada por seu dono, Aminata sofreu abusos e torturas, até ser novamente vendida. 

"...Como ele veio a se tornar meu dono, e de todos os outros? Perguntei-me se ele seria meu dono o tempo todo, ou apenas quando eu trabalhava para ele. Seria ele meu dono enquanto eu dormia? Ou sonhava?" 

E a cada novo senhor, mais torturas e humilhações Aminata vivia. Em meio aos sofrimentos e percalços, também  novas coisas ela ia aprendendo. A escrever, a falar outras línguas, a se comportar e até aprender a ler mapas e descobrir onde ficava sua terra. Assim, com todo o conhecimento adquirido, Aminata se tornou autodidata, uma mulher valiosa e de grande utilidade para seu povo e os Toubabus.

Mas ela queria voltar. Ver sua gente. Com essa busca incessante, ela se torna livre. Livre pelas leis americanas, mas não livre para ditar as regras de sua própria vida.

"... Os abolicionistas podem até me chamar de sua igual, mas seus lábios ainda não pronunciaram meu nome e seus ouvidos não ouvem minha história".


Com toda a certeza, este é um daqueles livros em que a história nos faz refletir sobre a humanidade. Em quantas pessoas foram e são submetidas a escravidão até os dias de hoje.
Como o trabalho infantil em várias regiões pobres do nosso planeta. O tráfico de mulheres e crianças para alimentar a podridão da industria do sexo fácil. O trabalho escravo de muitas pessoas, que se submetem a mão de obra barata e sem nenhuma condição humana.
E quantos outros poderiam ser ditos, lamentados e chorados, por viverem a base de torturas, sofrimentos e escravidão.
Livros que trazem o leitor à reflexão é acima de tudo um bem maior que temos que cultivar. Sempre!

*** O Livro dos Negros é o maior documento único sobre os negros da América do Norte até o final do século XVIII. Contém os nomes e os detalhes de 3 mil homens, mulheres e crianças negras, que, após morar ou servir junto às linhas britânicas durante a Guerra Revolucionária Americana, viajaram da cidade de Nova Iorque para diversas colônias britânicas. Embora alguns tenham ido para a Inglaterra, Alemanha, Quebec ou Nova Escócia.
A Obra marcante e inesquecível tornou-se uma minissérie de sucesso nos Estados Unidos, dirigida e escrita por CLEMENTE VIRGO (THE WIRE) e protagonizada pela atriz Aunjanne Ellis e Cuba Gooding Jr, vencedor do Oscar em 1996.



(Quando eu digo na resenha que Aminata se torna livre, eu não estou dando um spoiler, porque já no comecinho do livro vocês vão saber mesmo rs)

25 comentários:

  1. Já assisti filmes que contam sobre o navio negreiro, mas com certeza esse livro contato por uma perspectiva de uma mulher, além de contar com detalhes tudo que aconteceu com ela deve ser maravilhoso, ainda mais que deve apresentar para nós leitores um grande conhecimento sobre esse assunto, super me interessei por essa leitura, espero ter oportunidade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra ler esse livro, curto muito essa temática, parece super emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  3. Esse é um tipo de leitura que me prende e que me interessa.
    Quero muito saber o que acontece na vida dela, uma vida de escravidão e de sofrimento.
    Aminata é alguém a se admirar.

    ResponderExcluir
  4. Estou com esse livro na minha lista de desejados já faz algum tempo. Acho a história fascinante e por ser contada por uma mulher que viveu o drama, ele se torna muito forte e importante. Quero muito ler e gostei demais da resenha.

    ResponderExcluir
  5. Sempre me interessei sobre livros que abordam assuntos relacionados aos negros, pois sei o quanto os mesmos sofreram no passado, e nada melhor do que um livro para conhecer esse povo tão batalhador e ao mesmo tempo, com uma cultura fascinante!!! Mal posso esperar para conhecer a história da Aminata Diallo.

    ResponderExcluir
  6. Estou bem ansiosa pra iniciar a leitura, pois é um tipo de leitura que me desperta muito interesse e ansiedade!
    A historia por ser contada por uma mulher so me deixa mais apaixonada por esse livro.
    Entrou como prioridade pra minha lista!

    ResponderExcluir
  7. É triste que existam historias assim, triste saber que não é ficção, a humanidade está em um nivel podre, já tinha visto algumas resenhas do livro e já tinha interesse no livro, esta na minha lista de desejados... rsrs

    ResponderExcluir
  8. Estou bastante curiosa em relação a esse livro, parece mesmo ser incrível e quero muito ler algo que me prenda até a última página, sua resenha foi ótima e me vi dentro do livro várias vezes, principalmente por abordar temas tão importantes, sei que não vou me arrepender dessa leitura e fiquei encantada com a frase do autor no começo, foi tocante e linda.
    Bjoes

    ResponderExcluir
  9. É a primeira vez que vejo uma resenha desse livro. Uma história de vida, triste, mas real. Gostei muito da sua resenha, suas palavras tocaram meu coração, imagina ao me aprofundar nessa leitura. Gostaria muito de conhecer essa obra histórica, e todos seus detalhes. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Muito sofrimento mesmo. Parece com um filme que eu assisti há muito tempo. Gostaria muito de ler este livro. Valeu pela resenha!

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nenhum livro como esse, mas ultimamente tenho visto falarem muito bem e algumas amigas me indicaram, e por ser uma história forte tenho certeza de que ira me emocionar.

    ResponderExcluir
  12. Só de ler a resenha já admiro Aminata. Firme. Decidida. Corajosa. Já está na minha lista de prioridades.

    ResponderExcluir
  13. Sabe quando um livro te chama a atenção pela capa, pela resenha, pelo "ouvir falar"? Pois este é o caso. O LIVRO DOS NEGROS está na minha lista de "importantes e quero ler". Aminata é uma mulher forte, corajosa. Um bom exemplo.

    ResponderExcluir
  14. Só sei que: QUERO. Estou louca pra ler algo relacionado à escravidão, mas não sabia por onde começar. Com certeza vai ser esse.

    ResponderExcluir
  15. Livros que abordam essa temática essa história de vida real de muito sofrimento luta,garra de um povo batalhador que deveriam ser exaltados a todo instante e mesmo assim ainda são tratados com descaso pela sociedade.Para eu que sou professora de história e uma oportunidade e tanto ler esse livro.Pela resenha já da para ter uma noção de com quanta sensibilidade o assunto e abordado...Amei

    ResponderExcluir
  16. Tá aí um livro com o estilo de narrativa e gênero que eu estou procurando após ler A cidade do sol, livro que me mostrou uma protagonista muito parecida, em termos de força e vontade de se libertar de suas amarras, com esta citada nesse livro. Fiquei bem curiosa e pretendo lê-lo em breve :)

    ResponderExcluir
  17. Estou com muita vontade de ler este livro! Parece ser muito bom, gosto muito de livros com essa temática. Estou com grandes expectativas!!! Gostei muito da resenha ^-^

    ResponderExcluir
  18. Sou uma apaixonada por livros onde a protagonista é uma mulher forte, lutadora e esse livro tem isso e muito mais. Li vários livros e assisti muitos filmes que contam da escravidão e nunca deixei de me sentir mal ao ver um "ser humano" escravizando seu irmão em troca de fortuna. Ansiosa para poder comprar e ler esse livro. Sei que vou amar.

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito de histórias sobre guerras, preconceitos, escravidão e etc., pois por mais tristes que sejam, sempre nos ensinam muito, além de gerar grande reflexão.
    Amei a resenha deu pra perceber que a protagonista é bem forte e lutadora, mesmo tendo passado por tanta tristeza, desolação e monstruosidade.
    bjss
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Com certeza é um dos livros que pretendo ter na minha estante, gosto muito de histórias contadas pelos próprios protagonistas, assim em primeira pessoa, acho incrível quando existe a riqueza de detalhes, e, como vi aqui, esse livro realmente se destaca nesse quesito também. Gostei muito da resenha e percebi a dificuldade de tentar passar para nós o quão bom esse livro foi pra vc, realmente quando algo é indescritível, precisamos que alguém o leia urgentemente para entender do que se trata!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Sanny!
    Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Ao ler o título "O livro dos negros" e a sua respectiva capa, já criei um certo interesse por esse livro. Admiro muito a luta e força dos negros ao longo da história e fico triste que ainda exista preconceito em relação a isso.
    Bom, depois de ler a sua resenha, estou animada pra ler e conhecer a escrita de Lawrence Hill.
    Entre outros aspectos comentados na sua resenha, gostei do fato de ser uma escrita leve, de ser narrado em primeira pessoa e muito mais por uma MULHER que conta experiências ruins mas que aparentemente "deu a volta por cima".
    Por fim, é bem nítido na sua resenha que o livro possibilidade reflexão sobre a empatia, lutas, poderes, histórias, culturas, diversidade cultural...
    Grata!

    ResponderExcluir
  22. Pelas resenhas que eu li, esse livro é um daqueles que te dá um tapa na cara ao mostrar o quanto a vida pode ser dolorosa e injusta; e é incrivel que ela tenha sobrevivido e criado forças pra contar sua história, espero poder ler esse livro em breve e ele bem que podia virar uma leitura obrigatória nas escolas, por que casos de racismo em pleno século XXI é ridículo!

    ResponderExcluir
  23. Acho muito interessante livros que são narrados por mulheres fortes!
    A história me pareceu incrivel...com certeza ja entrou pra minha lista de desejos!!

    ResponderExcluir
  24. Que vida sofrida teve Aminata Diallo!! Muito triste saber que a escravidão existiu, e ainda existe!! Penso que todos deveriam ler este livro! Serve até mesmo de inspiração a vida desta guerreira, em nenhum momento ela se curvou em meio a luta!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...