quinta-feira, 3 de abril de 2014

RESENHA: Esmeralda - Zibia Gasparetto


"Todos nós escolhemos livremente nossos caminhos. Pressionados pelas emoções, baseados em nossos sentimentos, envolvidos em nossas ilusões. Tudo é escolha nossa... o reflexo de nossas escolhas nos atinge o coração, com resposta diferente da que esperávamos, porém a única possível como reação de nossos atos."

Já de início digo que o livro conquista pela capa. Não tem como passar despercebida em meio a tantos outros quando se vai até uma livraria. É muito linda!

Agora com nova edição, Esmeralda está com uma diagramação incrível. Mas moderna, atraente e bem feita. Um show! Só por isso já dá vontade de ter o livro na coleção da estante. Mas vamos logo a história, porque eu já tenho o meu, rs...

Esta é uma daquelas histórias em que os protagonistas te prendem do inicio ao fim. Com seus dramas, seus amores, sonhos, desilusões e até na vida cotidiana mesmo.

Aprendemos com o livro Esmeralda, um pouco da cultura cigana, que as vezes é tão mal vista e má interpretada por alguns. Um povo cheio de vida, que ama suas raízes e sua gente. Juntos eles se tornam uma sociedade particular, com suas leis, seus deveres, suas festas (e quantas festas...).

E foi em uma dessas festas, na praça de Valença em 1812, que Esmeralda, a cigana mais atraente e cobiçada de seu povo, se apaixona.

Rodopiando entre os pares que dançavam, a jovem e bela cigana parecia que tinha asas. Leve e fogosa, conquistava os homens por sua beleza morena, seus lindos olhos verdes e sua dança hipnotizante.

Assim que Dom Carlos, fidalgo jovem, bonito, mulherengo e rico, a viu, se apaixonou loucamente, mesmo achando que tudo não passaria apenas de mais uma conquista (mero engano, rs).

Juntos, dançaram por duas, três, quatro horas! Até que certa altura da madrugada, Carlos não mais se conteve, e a levou para um local deserto e, no campo ermo, à luz das estrelas, amaram-se loucamente.

"Carlos olhou-a nos olhos sem poder falar. Jamais sentira tanta emoção por mulher alguma. Parecia-lhe vibrar a cada momento só com a proximidade dela..."

"Ela fechou os olhos, sentiu o calor de seus beijos, suas carícias, sua força e cedeu..."

"E os dois permaneceram abraçados, coração batendo descompassado frente à violência do sentimento impetuoso e forte que brotara neles..."

Só depois que os primeiros raios de sol surgiram, é que ele pôde deixá-la, com a promessa de que voltaria e a seguiria para sempre com seu povo .

E conforme prometerá, Dom Carlos regressa para os braços da amada, levando poucos pertences, deixando a família pensar que ele iria a casa de amigos fidalgos passar longos dias. Vivendo em um mundo cigano, ele aprende um pouco dos seus costumes e faz amigos. Mas as diferenças culturais sempre falam mais alto, quando ainda se está preso as raízes.

Assim, Esmeralda e Carlos vivem tentando fazer com que o amor fale mais alto.

Mas o destino dos dois não pode ser traçado apenas com beijos e carinhos, e precisam enfrentar as diferenças para serem livres juntos.

Carlos, ciumento em demasia, quer fazer de Esmeralda senhora "fidalga" de sua vida e leva-la para viver em seu castelo.

Esmeralda, mulher forte, decidida e tempestuosa, não aceita deixar sua vida livre para viver somente com o homem que ama.

"...Esmeralda é livre. Não pode obrigar Esmeralda a nada. É bom que saiba. Se quiser me perder, tente me segurar. Ninguém diz o que Esmeralda deve fazer."

Uma história onde os acontecimentos são colocados entre passado e presente. Amor, alegria, amizade, dor, vingança, ódio, esperança. Todos os sentimentos são colocados juntos neste livro. 

Carlos e Esmeralda, junto com outros personagens que surgem ao longo da história travam uma vida de escolhas. Sempre buscando a felicidade. Mas nem sempre nossas escolhas são totalmente regadas a alegrias. 

No decorrer de nossos caminhos escolhidos, sempre deixamos tristezas em algum lugar, porque não podemos ter tudo ao mesmo tempo.

Será que Carlos e Esmeralda, mesmo amando tanto e desejando tanto, conseguirão através de suas escolhas, encontrar forças através do amor para serem guiados juntos para a felicidade?

Uma bela história, onde nos deparamos com vários acontecimentos inesperados e surpreendentes.



46 comentários:

  1. O livro parece excelente. Fiquei com vontade de lê-lo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  2. Realmente a capa chama a atenção. É linda. Mas, o mais importante é o conteúdo do livro e isso a sua resenha mostrou que ele é bom. Gostaria muito de ler e espero fazer isso em breve.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li um livro desta autora e muito menos sobre ciganos.
    Não tem nem como eu ser preconceituosa com este povo porque não sei muito a respeito de sua cultura.
    A única coisa que sei é o que já vi na televisão, em filmes, eles passam que os homens são bem galinhas, mas isto nunca me levou a ter qualquer preconceito.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  4. Nossa que linda história de amor, louca para ler esse final, esperando é claro que os dois fiquem juntos, e tenho a curiosidade de saber mais sobre as tradições do povo cigano!!! Torcendo quem sabe não ganho!!!

    ResponderExcluir
  5. Nina!
    Os romances da Zibia são sempre eletrizantes.
    Gostei demais do enredo porque o povo cigano é rico em sua cultura, embora seja bem incompreendido.
    Um romance que fala das diferenças sociais é sempre interessante.
    Boa semaninha!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei mt curiosa, a cultura cigana é muito rica... quero mt ler

    ResponderExcluir
  7. Amo os romances da Zibia e esse parace não ser diferente, nossa e que misto de sentimentos nesse livro hein, onde realmente o que manda é as escolhas feitas, curiosa para saber o desfecho dessa história...

    ResponderExcluir
  8. Nunca li esse livro, mas fiquei muito interessada, principalmente por tratar da cultura cigana, que eu acho tão bonita. O livro parece ter um romance muito avassalador... e eu gosto disso... espero ler em breve.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Realmente o livro já me ganhou pela capa!Está mto linda.
    A história me pareceu bem interessante,gostaria de mergulhar nesse mundo dos ciganos.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Eu até hj só li um livro da Zíbia- Bate com o Além...Minha mãe adora os livros dela, e sempre diz que Esmeralda é o melhor, então vamos ver se dou a sorte de tê-lo na minha estante em breve p/ ter uma opinião!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  11. Nossa q interessante!! Parece muito bom... Espero poder conhecê-lo!! Bjsss
    Itali Silva

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ser ótimo, fiquei doida pra ler essa história de amor eletrizante!

    ResponderExcluir
  13. Que resenha <3
    Que mulher <3
    Que livro <3

    Apaixonado por Esmeralda // Seus olhos me conquistam, e esta capa é extraordinária!
    Amei <3

    ResponderExcluir
  14. Sou louca pelos livros da Zíbia, sempre nos emocionam e nos fazem refletir muito e este não poderia ser diferente, uma linda história de amor, louca por essa leitura.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, primeiro de tudo essa capa é maravilhosa *0* Já me apaixonei pelo livro antes mesmo de ler a resenha! E, depois que eu li só fiquei mais curiosa para ler! Gostaria de saber de a Esmeraldo e Carlos vão conseguir superar esses obstáculos e ser felizes! Beijos xx Amei a resenha!

    http://livros-nerdices-tudomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Me apaixonei só de ver a capa! *Perfeita! Estou louca para ler este romance... E a sua resenha está realmente ótima! Adorei! :)

    ResponderExcluir
  17. Suas resenhas são as melhores, estou com vontade de ler ele agora

    ResponderExcluir
  18. Não conheço os livros de Zíbia e esse sorteio é uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho dela, amei a resenha e a capa do livro. Mary

    ResponderExcluir
  19. Que resenha! Me deixou ainda mais curiosa para ler esse livro. Além disso, a capa é maravilhosa.

    http://eu-te-prometo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Resenha ótima, capa linda! A vontade de ler já passou de 100%

    ResponderExcluir
  21. Eu já li Esmeralda a muito tempo atras quando ele foi lançado
    Sou fã de carteirinha da Zibia e posso dizer que esse livro é apaixonante
    Esmeralda uma cigana de alma livre que precisa lidar com os acontecimentos de uma outra passagem
    Vale a pena !!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Um dos primeiros livros da autora que eu li, há muito tempo atras.
    E, como sempre, emprestei e não recebi de volta.
    Como todos os livros da Zíbia, traz uma história envolvente e cheia
    de lições sobre a vida.

    ResponderExcluir
  23. Que romance é esse? Nossa. Achei demais a história. Com certeza vou querer ler. Quero conferir tudo que diz na resenha e na sinopse do livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Confesso que nunca li nada dessa autora, mas tenho várias amigas que a adoram. Acho que fui meio preconceituosa em relação a ela, mas a resenha me fez querer dá uma chance.

    ResponderExcluir
  25. Confesso que nunca ouvi falar dessa autora, mas pela sua resenha ele parecer ser muito bom !
    Adoro romance com um pouco de aventura ! São meus preferidos !
    Com certeza já está na minha lista de desejos !

    ResponderExcluir
  26. Já vi algumas coisas dela, mas não li nenhum livro inteiramente. Como muitos romances, esse é impossivel, e eles tem que lutar para ficarem juntos, pois a felicidade deles tem um alto preço, e muitos ciganos por esse problema levem escondidas as mulheres, ainda mais que era muito mulherengo e não imaginou acontecer tal coisa.
    fro_thielly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. eu espero, lendo "esmeralda", aprender bastante com os ensinamentos de zibia gaspareto e me surpreender tambem c/ o livro.

    ResponderExcluir
  28. Oie...
    Desconhecia o livro e a autora!!
    Fiquei bastante feliz por poder conhecer um pouco dos dois no post!
    Achei a resenha bastante interessante e ainda não li nenhum livro parecido com esse, onde apresentam ciganos!
    Bem intrigante e fiquei interessada!

    ResponderExcluir
  29. Gostei da capa, é realmente linda. Também desconhecia a autora, mas pela resenha me parece ser um bom livro de magia. Espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  30. Adoro os livros da Zibia, e sempre que vejo esta capa, me parece que o livro contém muitos mistérios, e como sou curiosa...já viu!
    Identifiquei-me quando você diz, em sua resenha, que "No decorrer de nossos caminhos escolhidos, sempre deixamos tristezas em algum lugar, porque não podemos ter tudo ao mesmo tempo."
    Esperando muito ganhar este livro!

    ResponderExcluir
  31. Perfeito, Perfeito Perfeito Esmeralda <3 só sei dizer que ele parece ser perfeito

    ResponderExcluir
  32. Gosto muito dos livros da Zíbia gostei da resenha desse! Ainda não li mas estou super curiosa é claro!
    bjos

    ResponderExcluir
  33. O bom do livro é que além da capa que chama atenção ainda conta história dos ciganos. Realmente um povo que tem a história contada de uma forma equivocada as vezes.

    ResponderExcluir
  34. A cultura cigana é um tema que me atrai muito. Creio que este livro vai fazer bem esse papel, inclusive porque tem romance no ar. Já estou amando. Valeu!

    ResponderExcluir
  35. Acho que este tema sobre a cultura cigana é demais, adoro tudo isso. Creio que vou amar este livro, principalmente porque tem romance no ar. Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  36. Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo de forma inteligente, destacando pontos relevantes, convidando à leitura.

    ResponderExcluir
  37. Nunca cheguei a ler algum livro que envolvesse a cultura cigana , adorei a resenha sem falar que adoro historias que nos trazem livros de vida, ja de inico as frases que foram postas sao lindas adorei . Estou esperando anciosa!

    ResponderExcluir
  38. Nunca li um livro em que os ciganos tivessem destaque, mas acho que esse povo possui uma magia que vem desde suas raízes e, por isso merecem mais destaque na literatura em geral.
    É uma boa dica de leitura!

    ResponderExcluir
  39. Apesar de tudo que dizem dos ciganos eu os vejo de uma maneira bem curiosa porque eles de fato são muito misteriosos não é ? Aliás , essa capa diz muito ! Gostei muito da sua resenha espero poder estar acompanhando sempre o blog :)

    Abraços
    dezenove--primaveras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Nossa, que capa belíssima. Fiquei encanta com ela.. ALém disso,adorei sua resenha, pois me fez me sentir vivenciando a história junto com Carlo e esmeralda.. preciso demais saber se eles conseguiram superar os obstáculos e alcançarem o final feliz juntos.
    bjs e fique com Deus

    ResponderExcluir
  41. O livro parece ser muito bom, e a capa é super linda! Adorei a resenha, parabéns! Fiquei com muita vontade de lê-lo. *-*

    ResponderExcluir
  42. Estou suuuper ansiosa pra ler esse livro *-------* Já haviam me falado sobre ele!
    E a capa é LIIIIIINDA! omg *-*

    ResponderExcluir
  43. Já ouvi falar muito bem dos livros da Zibia Gasparetto, mas ainda não tive a oportunidade de ler um... É como você disse, esse livro já conquista pela capa, e a história parece conquistar ainda mais... Fiquei super intrigada por essa história de amor da Esmeralda com o Carlos e como eles conseguirão superar essa diferença cultural, se é que conseguirão... Não conheço muito da cultura cigana, então creio que essa será uma forma de saber um pouquinho... Gostei bastante...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  44. Linda a capa do livro.A história também é muito bonita,muito bem narrada por Zibia nos transporta para o mundo de Esmeralda, uma bela cigana, forte e decidida,que não aceita perder sua liberdade por amor ao homem que ama;Carlos, que por sua vez vive o dilema, entre ficar e ir embora daquele mundo cigano, onde a diferença cultural é gritante. No decorrer da história vamos conhecendo um pouco da cultura cigana,o mundo de Esmeralda e a cultura dos nobres ricos da cidade,o mundo de Carlos.Nos vemos ajustando os dois mundos a medida que a leitura vai ganhando a dimensão do livro e torcendo para um final feliz. :-)

    ResponderExcluir
  45. Esmeralda é o MEU LIBRO.....me identifiquei muito com a guerreira, com a mulher....MARAVILHOSO !!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...