quarta-feira, 11 de setembro de 2013

RESENHA: A Culpa é das Estrelas - John Green



" Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: Gradativamente e de repente, de uma hora para outra."
(Hazel Grace)

Quase todo mundo que eu conversava me diziam: - "Você tem que ler este livro! - Amei! - Eu chorei muito!" E etc, etc, etc... Mas eu, que ainda não tinha lido, fiquei curiosa, na verdade muito...curiosa.

Então como ainda não tinha comprado, e também não tava a fim de pegar emprestado... li através do e-book. 

O livro A Culpa é das Estrelas do autor John Green é uma história linda. Um romance entre dois adolescentes, que juntos procuram superar o câncer, através do amor e da amizade. 

Hazel Grace é uma jovem de 16 anos, com câncer de pulmão, que tem plena consciência de que vai morrer, mesmo testando vários medicamentos, que apenas prolongam a sua vida (ou a sua dor) e anda sempre com um cilindro de oxigênio ("Felipe" como ela o chama). Uma garota que tenta seguir seu destino da melhor maneira possível, do seu jeito.

E o jeito de Hazel seguir a diante e se fechando em casa, assistindo seu seriado preferido com a mãe, já que o pai não gosta muito, e lendo seu livro favorito Uma Aflição Imperial (ou melhor relendo várias vezes). Mas como sua mãe é uma mãe super zelosa, preocupada, cuidadosa, assim como o pai também é, os dois juntos, forçam para que Hazel participe de um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer. Meio que a contra gosto, ela aceita e lá conhece aquele que iria mudar todo o seu mundo. 

Augustus Waters, Gus, também um adolescente sobrevivente do câncer, de 17 anos, com uma perna mecânica (consequência da doença), é um garoto super descolado, alegre, brincalhão e... apaixonante! Eu mesma o achei demais. Amei seu jeito de ser. Mas voltando ao personagem, rs... Gus ao ver Hazel no grupo de apoio, se apaixona por ela. Mas como a maioria das meninas, ela não acredita muito nisso, já que se acha completamente feia e sem graça, ainda mais com a cânula (uns canudinhos para respirar o oxigênio) no nariz o tempo todo.

" Por que você está olhando pra mim desse jeito?
Ele deu um sorrisinho.
- Porque você é bonita. Eu gosto de olhar para pessoas bonitas, e faz algum tempo que resolvi não me negar os prazeres mais simples da existência humana."

Com o tempo Hazel vai conhecendo melhor aquele garoto lindo. Se tornam amigos e... juntos vão descobrindo que a doença é apenas algo imposto pelo destino, e tentam superar com muita humor. Até uma viagem fazem juntos, com ajuda é claro do apaixonante Gus. 

Hazel, como eu disse, é louca pelo livro "Uma Aflição Imperial" do autor Peter Van Houten. Mas para Hazel apenas um livro era pouco, e ela queria saber mais sobre seus personagens preferidos. Sem nenhuma resposta aos seus muitos e-mails e cartas enviados ao autor, Hazel não se conformava com aquele final do livro.

Então Gus, (que também lera o livro, emprestado por Hazel, claro!), também ficou achando que a história ainda não tinha chegado no fim, não do jeito que eles queriam, e conseguiu passagens para Amsterdã, para encontrar com Peter Van Houten e pedir pessoalmente explicações para aquele final, e claro, uma continuação da história (tipo livro 2). Mas eles não vão sozinhos para Amsterdã, a mãe de Hazel vai junto com eles, (pra mim é como se fossem sozinhos, que mãe mais liberal aquela!... rs).

Mesmo sendo uma história onde acontecem fatos que entristecem e muito, mesmo sendo sobre adolescentes (outros personagens fazem parte do livro com a doença) com câncer, com muitas idas e vindas no hospital, cenas tocantes e que fazem refletir , eu achei uma história linda, com pitadas de humor, fatos engraçados e apaixonantes. Um romance onde o final é ditado pelo destino, mesmo que este demorou 1, 2 ou 3 anos pra chegar e te fazer sair de cena sem tempo de escrever FIM.

Este é um romance que vale a pena conhecer, mesmo que depois você fique com saudades dos personagens, como eu fiquei do Gus.

* Em seu blog, Green afirmou que "o título é inspirado em uma famosa cena da peça de Shakespeare: Júlio César (Ato 1, cena 2). O nobre Cassius diz a Brutus: "A culpa, caro Brutus, não é de nossas estrelas, mas de nós mesmos, que somos subordinados.



57 comentários:

  1. Aaaaai, esse livro! Como eu amo A Culpa é das Estrelas, nossa...
    Hoje mesmo peguei ele, fiquei admirando ele. Não tenho coragem de reler, sou muito sensível. asuhasuhsauh
    Amo demais. <3

    Livrinhos & Eu

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muitooooooooo bom! Após terminar de ler passei dois dias chorando :'(
    Bem esse livro me pegou de uma maneira surpreendente, eu comecei e simplesmente não consegui mais desgrudar dele até finalizá-lo. Chorei horrores com o final que o autor deu, lá no fundo eu esperava um pequeno milagre, mas como isto não é um filme da sessão da tarde então as coisas não terminam tão bem, porém eu certamente irei rele-lo novamente, ele é uma lição de vida.

    ResponderExcluir
  3. Super interessante a resenha, abordou de forma breve de uma forma que me prendeu.
    Trazendo muitas lições boas que enche a mente de quem lê provavelmente =D
    Estou mega curioso, =D quero muito ele
    Aliás cumpri as 4 etapas do sorteio =]
    aguardando o resultado.
    WEBA *0* \O/

    ResponderExcluir
  4. Esse é o tipo de livro que se você for muito emocional, vai chorar a cada página. É um livro perfeito, acredito que todos os livros do John são maravilhosos, porém esse supera todos. É uma história muito linda e emocionante. A resenha está perfeita.

    ResponderExcluir
  5. Li este livro e amei demais. Sua resenha está ótima e retrata realmente tudo aquilo que li. Essa historia nos leva a uma viagem dentro dos nossos próprios pensamentos, nos fazendo analisar nossa vida. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou meio suspeita para falar, já que acho que leria até a lista de compras do autor (ha!), mas esse livro me marcou. Assim como você, fiquei sentindo saudade do Gus. A leitura é emocionante e quando eu fechei o livro fiquei alguns momentos em silencio antes de voltar de vez para a realidade.
    Sua resenha foi ótima, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Esse é meu livro favorito, logo que vi varias postagens no facebook, corri para ler, a narrativa é otima, fiquei sabendo que o escritor levou 12 anos para terminar o livro e valeu muito apena : )

    ResponderExcluir
  8. As pessoas falam muito para eu ler esse litro também. Deu muita vontade de ler A Culpa é das estrelas, e realmente acho que vou chorar muitooo... Seu blog é lindo, parabens!

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é tão lindo, mas tão lindo, que fica até difícil de explicar. O que mais precisa dizer? Um livro em que a personagem principal, mesmo doente, tem como "meta" de vida conhecer mais sobre seu livro preferido é muito amor, não é? <3
    Gostei do romance porque ele foge dos clichês, porque te faz chorar nas horas mais inesperadas e porque tem um enredo inesquecível. Mas ao contrário de você eu fiquei com saudade da Hazel :(
    Parabéns pela resenha!
    Bjos,

    Mari Pacheco - http://livrosenerds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Este livro é simplesmente perfeito, um dos meus livros favoritos!! Acabei de achar o seu blog e estou amando. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, parece que é muito bom ;)

    ResponderExcluir
  12. Eu simplesmente amei esse livro!
    Sei que pode parecer clichê, mas esse livro se tornou um dos meus preferidos.
    É um livro que conta a história de todo mundo pelos olhos da nossa querida protagonista Hazel Grace Lancaster.
    Você deve estar se perguntando, como assim a história de todo mundo?
    Vou explicar:
    Temos uma protagonista que se encontra deprimida por viver com uma doença e com medo de machucar sua família por conta do possível desenrolar dessa doença (no caso, causar sua morte), eu mesma já vivi algo parecido com a depressão e também com outra doença, a síndrome do pânico. São doenças que não afetam só a pessoa que as tem, afetam também todos ao seu redor, e isso também te força a pensar no quanto sua doença pode machucar a todos, te faz querer afastar a todos para não fazê-los sofrer.
    Outra situação que todo mundo vive, com mais frequência até do que uma doença, é o amor. Quantas pessoas já sofreram por amor? Pois nossa protagonista sofre sim por amor, e não só por isso, ela reluta ao amor, como muitos de nós também já relutamos. Não é fácil aceitar que se esta apaixonado por alguém quando esse amor aparece sem a gente perceber. E a forma como ela sofre com a dor da perda desse amor, nós todos já sofremos de um modo parecido. Todo mundo que já perdeu um amor sofre.

    ass.: Luiza Ceotto.
    email: luizaceotto@hotmail.com
    facebook: https://www.facebook.com/luizaceotto
    twitter: https://twitter.com/deliriosdaluh
    Google+: Luiza Ceotto

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é simplesmente um dos mais lindos que já li na vida. John Green tem uma sensibilidade incrível ao contar a história dos personagens Hazel e Gus e isso me apaixonou! Li várias vezes e leria mil vezes mais! Ótima resenha!

    http://www.umagarotaeseujeans.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Esse sem duvida foi o livro que mais me surpreendeu este ano, lindo e delicado. Apesar dos pesares, é uma leitura e tanto e os personagens são tão fortes que depois que terminei eu ainda lembrava deles por um tempo, tive que ler um outro livro depois para fugir do mundo de Gus e Hazel! Quem não leu tem que ler, mais tem que estar preparado pelo que vem por ai, é pra pensar muito no que temos feito se não temos um problema desse. A Culpa é das Estrelas!!! :D lindo

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é super maravilhoso. É o melhor desse autor!
    Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    ResponderExcluir
  16. Emocionante demais. Um tesouro de livro. Simplesmente inesquecível.

    ResponderExcluir
  17. Eu li esse livro justamente por muitas pessoas o indicarem. Mas sinceramente, fiquei decepcionada. Achei "água com açúcar", e não me surpreendeu.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!!
    Eu sempre que vejo a resenha desse livro tenho que comentar. Ele é precioso para mim, uma lição de vida. Eu estava com alguns preconceitos, antes de ler. Mas por fim acabei me rendendo e me apaixonando. Eu recomendo.. Vc não vai se arrepender. Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  19. Gente esse é simplesmente o melhor livro do seculo, o John Green amaaaaa balançar nossos coraçoes,, cada livro mais emocionante que o outro amooo demais eles, e fiquei arrasada com o final
    Se vc n tiver visto o filme corree e ve e pft demais demais ja vi umas 3 vezes muito bom mesmo
    Queria uma historia assim p mim rsrsrs sq sem o cancer e as mortes

    ResponderExcluir
  20. Assisti ontem o filme e li o livro de uma amiga, mas já irei comprar o livro e tudo que tem direito desse livro genteney.
    Muita perfeição pra um livro/filme só!!! Tio John mandou bem demais.
    Eu não era de ler mas agora não largo um livro sequer, toda hora to lendo um e sem cansar.
    ACEDE é um dos melhores livros que eu já li e um dos filmes mais chorosos da minha vida rsrs
    A história em si é envolvente demais e me tocou de um jeito que não posso explicar.
    Amor é amor né? Nem o tempo destrói.

    ResponderExcluir
  21. Aí está o livro do ano!
    E você acredita que eu ainda não li, Nina?
    Pois é, a sua resenha, assim como todas que eu já li sobre A Culpa é das Estrelas, me deixam cada vez mais ansiosa por esta leitura.
    Ainda vou ler!!

    ResponderExcluir
  22. Também acho que este livro deveria ser lido por todos. Me emocionei, ri, chorei juntos com os personagens, e quando terminei a leitura, também fiquei com aquela saudades.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  23. Oii :}
    Claro que esse é um livro que todos deveriam ler ! Demorei uma eternidade pra iniciar
    a leitura porque sempre me falaram que o livro nos deixa bem triste.. Menina, mais eu chorei tanto
    com esse final, não conseguia parar depois que a Hazel leu a carta! É uma história de amor adolescente perfeita, acho que igual essa jamais vai ter! O livro é lindo do começo ao fim :')
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  24. Sou fã the historia, mas tenho que admitir que essa foi a MELHOR resenha *o*.
    Me deixa aciosa e com vontade de ler, adorei..

    ResponderExcluir
  25. Esse livro é perfeitooo, me prendeu do começo ao fim! Simplesmente me apaixonei pela história (e pelo Gus shaushau), chorei taaaaaaanto no final mds, foi surpreendente :'( acho que é um livro que todos deveriam ler!

    ResponderExcluir
  26. Li o livro,mas não achei que foi de chorar rsrsrs confesso que gostei muito da narrativa do autor eo os [personagens principais são muito fofos.

    ResponderExcluir
  27. Nina!
    Acredito que mais que um livro triste e dramático é um a lição de vida, onde aprendemos que mesmo com pouco tempo de vida, em fase terminal, temos de aproveitar cada instante e curtir, ser feliz, o máximo que podemos e não ficar nos lastimando e entristecido.
    Desejo uma semaninha de muita alegria!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Não havia lido nenhuma resenha sobre esse livro antes desta, nem assisti ao filme, justamente para não me deixar influenciar na hora de ler. Apesar dos comentários acima, tão positivos, a estória me pareceu fantasiosa demais. Enfim, vou ler para ter uma opinião.

    Rafaela Santos
    rafelas.22@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Simplesmente o livro é muito bonito.Indico o romance para quem gosta de um romance lindo, leve e solto!

    ResponderExcluir
  30. Eu demorei um pouco pra ler o livro mas depois que eu me rendi me apaixonei perdidamente e virou um querido pra mim. A história é muito linda e intensa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá!

    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler/assistir à obra, mas pelos comentários sei que é um livro fantástico e que todos, até mesmo os mais críticos, gostam. Espero poder adquirir meu exemplar em breve!

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Aff, nunca chorei com livro, e nem pretendo!!
    e-mail: calebe_edj@hotmail.com
    Blog: http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. É impossível não se emocionar! Perfeito!

    ellastahl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Já li o livro, e gostei. Mas não achei maravilhoso.
    Gostei bastante da resenha.
    Beijos
    Sabrina Caparros

    ResponderExcluir
  35. É até dificil falar sobre A Culpa é das estrelas.
    Infelizmente eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, apenas assisti o filme.
    Fico imaginando, pois se o filme é tao lindo e emocionante, o livro deve ser mil vezes perfeito!
    Espero logo poder lê-lo..
    Parabéns pela resenha. ;)

    Beeijos...

    ResponderExcluir
  36. AAAiiin, sou tao apaixonada por eesse livro!!!!
    Amo demaaaaaaaaaais!!
    Ele me tocou muito, me fez ver a vida de uma maneiradiferente e muito simples!!
    Vale muito a pena ser lido, relido, e lido mais milhares de vezes!!
    Beijooooos =D

    anairados@gmail.com
    www.anairados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Não li o livro ainda e nem assisti o filme. Mas eu sei o final por que uma amiga me contou. Não ligo em saber o final antes de ler ou assistir o filme, para mim fica mais interessante ainda!! Bom eu acho que se eu ler este livro eu vou chorar muito. Ainda bem que tem as partes engraçadas como vc citou!!

    ResponderExcluir
  38. A estória é muito emocionante e triste, pois o câncer é uma doença que judia muito! Fiquei sabendo do final do livro e achei e fiquei surpresa. Ainda bem que eles conseguem viajar para Amsterdã e se aventurar um pouco. Mas não tem como ler este livro sem chorar pelo que li na resenha!!

    ResponderExcluir
  39. Adorei o livro adorei o filme simplesmente fantastico uma lição de vida

    ResponderExcluir
  40. Eu achei a Resenha muito legal, vocês souberam fazer uma resenha muito boa do livro, e não revelão as principais partesque deixa a história muito boa...

    ResponderExcluir
  41. nunca li, mas, pela resenha parece ser bom, assim que tiver tempo vou ler

    ResponderExcluir
  42. Esse é o tipo de livro que você pega sem imaginar que vá entregar uma história tão boa ou pensando que vai ser muito depressivo...mas, eu me peguei devorando, me divertindo e chorando com as personagens... Pela temática, é um pouco óbvio qual será o fim, ainda mais porque John se inspirou numa história real para escrevê-lo. Mas eu acho que lá pro finalzinho de sua resenha, você entregou um pouco o jogo.
    Não sabia dessa curiosidade de Shakespeare, bastante interessante.

    ResponderExcluir
  43. Nunca li o livro,eu assistir o filme e achei que a resenha ficou mt boa,retratou mt o que se passa no filme(já que é um adaptação)

    ResponderExcluir
  44. Oi! Todo muito fala tanto deste livro que é impossível não ter pego o spoiler haha
    Mas mesmo assim, eu fico com vontade de ler, já que todo mundo fala tão bem da estória. É realmente diferente por ser uma estória com acontecimentos tristes mas levada no bom humor. Gosto de livros que nos fazem refletir e trazem lições. Sua resenha ficou ótima. :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani

      kkkk, é verdade. Todo mundo já falou tanto deste livro que já se sabe até o final.
      Mas mesmo a gente sabendo do final de um livro, a gente quer ler pra saber do conteúdo né (eu só assim).

      Ainda não vi o filme, olha só, rs.

      Beijinhos
      E obrigado pelo carinho

      Excluir
  45. Adorei o filme. Quero muito lê-lo
    Okhay?

    Eduarda Michelim

    ResponderExcluir
  46. Amei o livro e achei a leitura leve bastante gostosa, mas
    poderia ter sido um pouco mais elaborada.
    Ainda não vi o filme, mas gostaria de ver.

    ResponderExcluir
  47. Adoro romances e quando são contados com um misto de dor e sofrimento me encanta mais ainda
    Já li várias resenhas mas ainda assim gostaria de formar a minha opinião...não assisti ao filme tambem,quem sabe venha para 2015? Obrigada pela oportunidade de participar da promoção =)
    add.soartesanatos@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Na primeira vez que eu li confesso que foi um livro bastante emocionante a ponto de me fazer derramar lagrimas , o livro completo pois já havia recebido spoiler e me arrependo pois "chorei um litro de lagrimas" já ouviu falar ?
    mas enfim não foi atoa que o livro ficou tanto conhecido
    Beijoss || http://pequeenomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Hownt que lindo!
    É uma maravilhosa história de amor, amizade, superação, lutas, etc.
    Parabéns pela resenha, bem elaborada, pegando os pontos principais da história. beijos

    socorrinha013@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Bela resenha, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento e despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  51. Eu li o livro e na verdade tenho ele, com a capa do filme. Mas acho essa muito mais bonita.
    Antes de ler eu já sabia que a história era triste, por isso protelei o máximo. Mas dai ganhei o livro e não teve jeito...
    Me emocionei e chorei com a história dos dois. Fiquei pensando em como a vida é injusta, em como dois jovens tão legais, e com os quais me identifiquei tanto, podiam acabar assim. Queria muito poder mudar esse final.
    E algumas frases do livro me tocaram tanto, que vão ficar marcadas para sempre:
    ''Alguns infinitos são maiores que outros''
    “Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações”

    ResponderExcluir
  52. Eu amo de paixão esse livro. ele tem várias reflexões muito boas. li ele faz um bom tempo já e não lembro muito do que aconteceu e tal. mas, tenho medo de reler, por eu lembro do tanto que eu chorei com aquele final. claro que tem os pontos negativos do livro, mas, não me faz gostar menos desse romance. John Green é incrível, amo os livros deles(quem é você, Alasca? é a minha paixão).

    Sua resenha está muito boa, linda! amei. mesmo! <3
    beijos,
    Sara! *-*

    ResponderExcluir
  53. Esse foi o primeiro livro do John Green que eu tive o prazer em ler. Amei a história e chorei horrores com o final. Super recomendo!

    ResponderExcluir
  54. Já li o livro 5 vezes e não quero parar por aí. Senti o mesmo envolvimento e magia que experimentei com o filme. É realmente uma história de coragem e fé.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...