segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Nova Parceria / Lançamentos - Giz Editorial

Olá pessoal!

E as novidades aqui no Mural dos Livros não param!!!

Agora somos parceiras da Giz Editorial!!! Ebaaaaaaaaaa.....

Para a Giz Editorial, cada livro é um traço produzido com paixão, cuidado e dedicação.

Logo, logo irei postar mais detalhes da Giz Editorial na aba parcerias ^.^

Vamos ver alguns lançamentos, cada um mais maravilhoso que o outro!

(Clique na imagem para saber mais.)





































domingo, 29 de setembro de 2013

Giz Editorial

Giz Editorial é uma empresa moderna, 100% brasileira, atuando desde 2005 no mercado editorial. Ela traz, na própria marca, uma árvore, a sua filosofia de crescimento contínuo e proficiente, que visa levar ao leitor obras saudáveis, divertidas, instigantes e elucidativas da literatura nacional e mundial.

Para a Giz Editorial, cada livro é um traço produzido com paixão, cuidado e dedicação. E, ao contrário dos traços do giz de quadros negros, estes possuem a permanência das obras de qualidade, que ficarão por muito tempo na memória do leitor.


Site da Editora: www.gizeditorial.com.br
Twitter: @gizeditorial
Facebook: www.facebook.com/Gizedit




Livros da Giz Editora Resenhados aqui no Mural dos Livros:
(clique na imagem para ser redirecionado)





Resuldado do Sorteio: Coleção As Crônicas de Gelo e Fogo!

Olá pessoal!

E o blog Mural dos Livros chegou aos seus 1000 leitores!!!
Estou muito feliz!!! Obrigado imensamente a participação de todos!

E é hoje que anuncio o ganhador do nosso super sorteio com a Coleção As Crônicas de Gelo e Fogo, que teve incrivelmente 53.504 entradas!!!
 

Infelizmente só um pode ganhar. Mas sempre esperamos que a sorte esteja a nosso favor, né! ^.^

Como sempre, já verifiquei e o ganhador cumpriu todas as regras básicas.

E o resultado de quem ganhou esta incrível coleção foi...




Parabéns Nayanda!!!

Você tem 5 dias para enviar seus dados para o e-mail: muraldoslivros@gmail.com
Caso não entre em contato neste prazo será desclassificada e farei um novo sorteio.

***Lembrando que  não envio e-mail para quem ganhou a promoção, precisa acompanhar o resultado do sorteio nos Blogs!
O kit será enviado dentro de 45 dias.



*** Quem não foi sorteado não desanime, pois vou fazer um sorteio surpresa entre os nossos leitores, em agradecimento a participação aqui no blog Mural dos Livros.




quinta-feira, 26 de setembro de 2013

RESENHA: Trilogia da Luz: Iniciação (volume 2) - Sandra Carneiro

Luz que Revela a Verdade

" Somente o amor conhece a verdade"

Essa é uma leitura envolvente, com uma história que emociona. 

Iniciação é o 2º volume da Trilogia da Luz. O primeiro, Rebeldes, resenhado aqui no blog, conta a história de Serginho. Um Adolescente que desencarna aos 18 anos de um "acidente".

Em Iniciação, Serginho faz sua caminhada como espírito desencarnado, tendo que aprender sobre o outro lado da vida. Precisa aprender a lembrar de sua família com amor, e não com tristeza. Acreditar que após o desencarne, tudo muda, menos os bons sentimentos, boas ações e vibrações positivas. 

Aprende que em tudo que fazemos, pensamos e sentimos, existe uma ação e uma reação. Os caminhos traçados na Terra, são revertidos ao espírito, que tem que buscar evoluir para progredir na sua escala reencarnacionista (é as várias vezes que o espirito encarna em um novo corpo).

Mas ele ainda sente muita falta de sua vida física, de sua família. Serginho quer voltar! Fazer o que não fez. Acertar onde errou. Voltar... é o que ele mais quer agora.

" - Sinto muita saudade, Lívia, e um desejo imenso de ainda estar com eles. Sinto falta daquilo que não vivi com meus pais, com meus irmãos... Das conversas que não tive com Fábio e Sueli. Sinto falta dos beijos que não dei em minha mãe, da atenção e do valor que não dei ao meu pai..."

Nesta nova jornada, Serginho recebe uma tarefa. E é conforme suas ações nesta "empreitada", que ele vai poder crescer e deixar para trás suas mágoas, tristezas, ressentimentos e as dores vividas na carne.

Então, Serginho se torna um anjo da guarda. Junto com Lívia, sua prima já desencarnada a muito tempo, e que já está muito mais evoluída no aprendizado, passam a cuidar de Paulinho. Um garotinho que vive com sua mãe e os irmãos num barraco muito pobre, em uma favela.

Paulinho acaba descobrindo que está muito doente. Uma doença (Fogo Selvagem) onde poucos são os especialistas, e o tratamento é muito caro. Então o encontro com pessoas de coração cheios de generosidade e amor é essencial ao tratamento. 

Sabendo disso, Serginho "guia espiritualmente" Paulinho ao encontro de Dona Aparecida (Lar da Caridade) e de Dona Eugênia (mãe de Serginho). Junto com sua mãe Jacira, acabam descobrindo a bondade das pessoas sem ter segundas intenções, a não ser ajudar por amor.

"... Dona Aparecida é uma mulher amorosa e muito boa. Tem dedicado a vida a cuidar dos doentes portadores do fogo-selvagem. Pode confiar..."

Mas além da doença física, tem a doença espiritual, onde o tratamento depende muito mais da mãe de Paulinho do que de Serginho e Lívia. 

Dona Jacira não acredita na espiritualidade. Não quer saber de forma alguma de ver o filho sendo cuidado por pessoas que estejam ligadas a isso. Não aceita que Dona Eugênia queira levá-la em um local espiritual. Na verdade, Dona Jacira tem muito medo de "fantasmas" como ela mesmo diz, por isso procura ficar longe.

Mas com as vibrações de amor dos anjos espirituais, Paulinho e sua mãe terão a chance de mudar o destino imposto pela vida. Buscar o conhecimento para tentar entender o porque da doença de Paulinho.

Durante a leitura do livro, vamos descobrindo que muitos serão os caminhos que a família terá que passar para encontrar a cura.

Aprendizado. Está é a palavra que demonstra o sentimento depois de terminar junto com Serginho a jornada espiritual em Iniciação

Então, digo que vale a pena iniciar sua leitura agora! ^.^

Pois além de tudo isso, o livro também possui uma escrita de fácil entendimento, onde a narrativa é leve e flui com muita facilidade.

Achei também a capa e a diagramação muito bem elabora. A Editora Vivaluz está de parabéns por esta maravilhosa obra.

E aguardem! Já estou lendo 3º volume - Abismo. Logo trago a resenha, finalizando a Trilogia da Luz.


Curiosidade: O LAR DA CARIDADE, popularmente conhecido como Hospital do Fogo Selvagem ou Hospital do Pênfigo, é uma entidade de ASSISTÊNCIA SOCIAL, SEM FINS LUCRATIVOS, fundado com o objetivo de atender pessoas com o “Pênfigo Foliáceo”, uma doença cujos sintomas se assemelham a labaredas que percorrem o corpo e deixam na pele verdadeiras marcas de queimadura. Além deste atendimento, assiste em regime de abrigo crianças e adolescentes em situação de risco social, adultos e idosos. Incluem-se ainda nas finalidades da obra, a promoção do aperfeiçoamento moral, intelectual, físico e social dos usuários.

Dona Aparecida trabalhou por seus pacientes até seu falecimento em 22 de dezembro de 2009 aos 95 anos de idade. Mas seu exemplo e sua força espiritual continuam a ajudar e motivar os demais colaboradores desta obra. Fique à vontade para navegar pelo site, visitar o hospital, e seja você também mais um a apoiar. Seja bem-vindo... Deus o abençoe.
Site do Lar da Caridade: www.fogoselvagem.org/






terça-feira, 24 de setembro de 2013

Lançamentos: Editora Inverso

Olá pessoal!!!

Trago para vocês os 2 últimos lançamentos feitos pela nossa parceira Editora Inverso


O livro Entre Chaves da Vanessa Brunt, uma autora super novinha, mais com uma linguagem madura. Amo Poesia ^.^

E o livro Entre Trovões, que é um romance adolescente que se passa no ensino fundamental. Que fofo! Quero ler... ^.^

Espero ter a oportunidade de ler e contar aqui pra vocês mais sobre estes livros.

Abaixo uma sinopse para atiçar a curiosidade de vocês!!! ^.^


Entre Chaves
Sinopse: “Deixa que a palavra plante o que vem em esperança e liberte-te como canção. Deixa que o verso cante no teu ouvido uma aliança entre saber sim e saber não.”
É com essa ideologia da autora que a obra Entre chaves oferece aos leitores momentos de identificação e/ou reflexões com o seu recheado de pensamentos, poemas e citações, que abrangem temas diversos. Circundando desde as questões mais sentimentais até as de críticas sociais e políticas, a poeta de todas as coisas dá neste livro base à recognição para todos os leitores, desde os mais sonhadores até os mais realistas. Expondo o que estava ‘entre chaves’ em suas gavetas, tendo em seus escritos o que transpõe da sua vida pessoal e/ou dos seus pontos de vista em desabafos abalizadores, este feito da autora promete invadir a sua alma. Se não na primeira folha em que abrir, sem dúvida em uma dessas páginas haverá um pedaço seu, seja este já descoberto ou ainda a ser desvendado.



Entre Trovões
Sinopse: Início do ano letivo no colégio Lacerda. A volta de Ágata ao colégio depois de um ano no Rio Grande do Sul despertava nela lembranças doloridas que a morte de alguém muito especial causou. Mas, isso será amenizado com a felicidade de estar entre seus amigos Tina e Léo e retomar o estágio em enfermagem que ela tanto gostava.
Murilo e os irmãos Vinícios e Carol estavam animados com a união da equipe de futebol na mesma sala. Mas o capitão Murilo percebeu em Ágata, a menina não popular mais interessante do colégio, o que significava o sentimento que se chama amor.
Se de um lado o amor florescia, do outro, o ciúme crescia. O famoso e encrenqueiro André, capitão o time de handebol, tentará de todo jeito se envolver com Ágata.
Entre conversas, festas, aulas de dança e muitos machucados, uma viagem ao Egito pode mudar o destino de todos eles, criando laços e memórias para toda uma vida. Este é o ensino médio que você gostaria de viver!




domingo, 22 de setembro de 2013

Sorteio Sobrenatural!!!

Olá pessoal!!!

O Blog Mural dos Livros em parceria com os Blogs Artesanatos, Livros e Outras Coisas, Saleta de Leitura, Vitrine de Promoções e Drafts da Nica traz um super sorteio!!!

Serão 05 livros para 01 ganhador!!!

É serão 05 super livros do gênero Sobrenatural. Tem livros com vampiros, lobos, zumbis, imortais, bruxos e até de anjos!!!

Um sorteio para viajar pela fantasia por muito tempo!!! ^.^

Gostaram? Então vem participar!!!

Confiram as regrinhas abaixo de como você pode ganhar esses super livros!!!
  

**Regras do Sorteio (6 Obrigatórias):**
Preencher conforme solicitado na ferramenta de sorteio Rafflecopter abaixo:


1 - Seguir o Blog Mural dos Livros publicamente pelo G.F.C. (Google Friend Connect).
2 - Seguir o Blog Artesanatos, Livros e Outras Coisas publicamente pelo G.F.C. (Google Friend Connect).
3 - Seguir o Blog Saleta de Leitura publicamente pelo G.F.C. (Google Friend Connect).
4 - Seguir o Blog Vitrine de Promoções publicamente pelo G.F.C. (Google Friend Connect).
5 - Seguir o Blog Drafts da Nica publicamente pelo G.F.C. (Google Friend Connect).
6 - Fazer um comentário nesta postagem com o nome de seguidor e e-mail.

*** E ter endereço de entrega no Brasil.

Importante: Será verificado se você cumpriu todas estas 6 regras obrigatórias.

Após preencher o formulário com as 6 regras obrigatórias, será liberado mais opções opcionais, para ganhar pontos adicionais para concorrer no sorteio.

***Após a divulgação do ganhador, o sortudo terá 03 dias para enviar seus dados para o e-mail:
muraldoslivros@gmail.com ou um novo ganhador será divulgado.


***Lembrando que não envio e-mail para quem ganhou a promoção, precisa acompanhar o resultado do sorteio pelos Blogs ou assinar para Receber as atualizações por e-mail.
* Se o ganhador não tiver seguido alguma das regras ele será desclassificado sem aviso prévio, e assim um novo sorteio será realizado.
* Não me responsabilizo pelo pagamento de um segundo frete caso o livro retorne por qualquer motivo. 
* Os Livros serão enviados dentro de 45 dias, individualmente por cada blog que está realizando este sorteio.

Premios:
*Mural dos Livros - 01 exemplar do Livro: Híbrida - Mari Scott
*Artesanatos, Livros e Outras Coisas - 01 exemplar do Livro: Refém da Obsessão - Alma Katsu.
*Saleta de Leitura - 01 exemplar do Livro: A outra Vida - Susanne Winnacker
*Vitrine de Promoções - 01 exemplar do Livro: Bruxos e Bruxas do James Patterson e Gabrielle Charbonnet
*Drafts da Nica - 01 exemplar do Livro: Beijada por um anjo (vol. 6) - Elizabeth Chandler

Sorteio será realizado dia: 16/11/13.





 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Era Guerra... e eu um menino - Eduardo Coen - Editora Porto de Ideias



Era Guerra... e eu um menino


Autor: Eduardo Coen
ISBN: 978-85-98383-01-9
Páginas: 176
Ano de Publicação: 2007
Gênero: Biografias




É um título mais do que adequado para um livro que nos apresenta a guerra sob o olhar da infância. Trata-se de uma leitura rápida e deliciosa. Os contos selecionados nos brindam com uma surpreendente viagem pelas lembranças de um jornalista e pelo imaginário de uma criança, agora reunidos numa única obra bilíngue.



terça-feira, 17 de setembro de 2013

Nova Parceria / Lançamentos: Editora Dracaena

Olá pessoal!!!

O Mural dos Livros está com nova parceria!!! ^.^ 

A Editora Dracaena agora faz parte do nosso blog. Uma parceria que me deixa muito feliz!  :)

A Editora Dracaena publicar romance, ficção, autoajuda, literatura cristã, literatura nacional e internacional, livros de saúde e qualidade de vida.

Selos: Dracaena, Oxigênio e Heima.

Site da Editora: http://www.dracaena.com.br/?


Lançamentos:


Editora Dracaena lança:


O Best Seller Beleza Negra
Autor: Anna Sewell
ISBN: 9788582180815
Nº de páginas: 228
Beleza Negra - A autobiografia de um cavalo
"Beleza Negra foi publicado pela primeira vez em 1877 e de lá para cá tem emocionado milhões de leitores em todo o mundo.
Beleza Negra é a autobiografia de um cavalo, um livro dotado de pureza e simplicidade e que passa uma mensagem universal de amor pelos animais.
Inicialmente catalogado como um livro infantojuvenil, logo atingiu leitores de todas as idades e de todas as nacionalidades, sendo traduzido para várias línguas."




Polaris, o Norte – Iniciada a pré venda
Autor: Lu Piras
ISBN: 9788582181232
Nº de páginas: 420
Polaris – o Norte
O segundo volume da série Equinócio.
“Quando Clara Abravanel Chevalier conheceu seu anjo da guarda, ela pensou que estaria protegida”
Clara está decidida a assumir o namoro com seu anjo da guarda, Nate, aceitando que ele abdique de sua imortalidade por ela. Mas antes de cair e tornar-se humano para ficar ao lado de sua amada, Nate precisa enfrentar os fantasmas de um passado que não deveria existir para os seres celestiais e que, ao existir para ele, repete-se como uma profecia.
Chantageada por Abbadon, Clara descobre que além de envolvida na profecia sobre a misteriosa e triste história de Nate, possui a missão secreta de proteger textos apócrifos que contêm as revelações do Armageddon, os pergaminhos de Girona.
A fim de impedir que seu relacionamento com Nate chegue ao conhecimento das autoridades celestiais, Clara viaja até a cidade de Girona, na Espanha, onde é forçada a decidir entre submeter os pergaminhos às mãos de Abbadon e assistir à humanidade escravizar-se aos renegados ou resgatar Nate de um passado que o condena e de um futuro que poderá excluí-lo de sua vida para sempre."






Os Zumbis de Dakerine
Autor: Edio de Oliveira Junior
ISBN: 9788582181133
Nº de páginas: 240
O que parecia ser apenas uma despretensiosa correspondência era, na verdade, o recrutamento para uma guerra incrível, travada em uma ilha no mar Adriático, próximo a Veneza. Foi assim que aquele homem comum e simples conheceu sua real natureza, antes adormecida, e seus poderes inacreditáveis. 
Ele era, na verdade, filho do líder de um exército que lutava para defender os humanos da escravização, numa guerra disputada entre zumbis que perdurava havia séculos. 
Ao conhecer a filha do líder inimigo, porém, encontra nela um grande amor, que poderá entorpecer seus sentidos e colocar em risco todos os planos de seu pai. 
Logo ele se vê inserido em uma rede de mistérios que o faz contestar seus objetivos e descobre, por fim, um segredo inacreditável acerca da raça humana.





A Cruz Negra
Autor: C. C. Barros Jr.
ISBN: 9788582181119
Nº de páginas: 422
Os fatos desta história se passam em uma província afastada de um Império, em um período de relativa tranquilidade, anos depois de uma grande guerra. 
A sociedade é relativamente pacífica, mas ainda ressentida e com claras tendências militares. Nesse Universo, o protagonista, um jovem vindo de uma família simples do campo, desenvolve sua trajetória, e devido a certos acontecimentos acaba dominado pelo desejo de vingança. 
Esse ambiente aparentemente tranquilo é na verdade bastante hostil e sombrio, com eventos sobrenaturais, onde sinistras sociedades secretas têm importante papel e atuam sem que se consiga controlá-las. 
Um elemento fundamental de poder é a manipulação de energia escura, o que poucos sabem fazer, e muitos nem desconfiam de sua existência. A questão que fica é a seguinte: o que esse jovem poderia fazer? 
Poderia ele ter como escapar desse desejo de vingança?





O Último Apócrifo
Autor: Daniel Brandão
ISBN: 9788582181126
Nº de páginas: 428

A hora final chegou. 
A sentença de morte dos pecadores está pronta para ser executada. Os seres divinos se organizam como a maior força militar do planeta, prontos para investir contra as forças opositoras. 
No inferno, legiões estão aguardando o anúncio do início da Última Guerra. Tudo conforme profetizado no Livro de Revelação.
Tudo?
Seguiriam todos os que estavam predestinados havia milênios, mesmo sabendo do resultado iminente? O que aconteceria se o Anticristo não quisesse guerrear contra o Céu ou se os anjos se recusassem a participar de um genocídio? 
Uma profecia pode ser quebrada? 
E a mais importante delas?
Em O Último Apócrifo, questões como essas são levantadas. 







Rato de Biblioteca
Autor: Paulo Natanael Nogueira
ISBN: 9788582181201
Nº de páginas: 278
Abduzido à louca viagem nas páginas de contundente saga.
Não era a biblioteca, foi meu pensar recriando o paraíso sobre o paradisíaco.
Tudo quebrantou abaixo de mim, e não pude evitar a sordidez.
Não pude conter o solo negro rachado.
Havia construído um céu...
Cria que o céu chorou sobre mim. Mas foi fantasia. Foi eu quem chorei, e minhas lágrimas tempestuosas caíram sobre o céu, o meu céu, que era de papel.
Pingaram sobre minhas escritas, sobre o grafite, sobre a tinta...
Mancharam as páginas, manchada estava minha vida.
Rasgou-se, rasguei-me.
Cada rasgo se desfez em mais pedaços, que caíram como flocos de neve sobre terra negra.
A cada nova lembrança de cinzas, os flocos caíam esfumaçando. Inesperadamente surgiram centelhas, seguidamente caíram brasas. Papéis desceram como fogo, caindo em larvas, rachando o solo negro já pútrido e envidraçado, isolando-me na ilha de ilhas entre o magma, no obscuro e solitário mundo arredio, do pessimismo e da desesperança, do contentamento e da conformidade. Não havia olhar além, tampouco aquém.
Se não nascia de novo, conforme desejei naquela caverna gelada, morria. Ao contrário do fruto brotando, da planta germinando, não emergia. Sucumbia o rato imergente, no solo onde brotou a rosa...
Estava afundando, tendo minha carne agredida por aquele solo envidraçado, de reflexos escuros, onde vi refletir os poetas mortos e seus cavalos negros, cavalgando em minha direção.
Caí aos pés do inimigo, rosto no pó, poeira levantada, braços abertos, rodeado de cruéis desvirtuados, salafrários, designados, ardis, nebulosos.
A vida matou-me!




Manfelos - Repercussões do Caos - Vol. 2
Autor: Rafael de Souza
ISBN: 9788582181102
Nº de páginas: 440
Sete anos depois, Fred se vê diante de uma nova ameaça. Manfelos, cidade ao norte do Canadá, está mais uma vez sob a torpe garra das trevas. 
O local deixa a América, misteriosamente, para se postar no Egito. 
O que há por trás deste intrigante teletransporte? 
Novamente flanqueado por Spellver e as gêmeas, Blunnie e Judy, Fred é convocado para solucionar o caso. 
Mal sabe ele que um novo demônio o aguarda, acompanhado por um imponente exército de múmias, gigantes e o terrível Ammit. Infelizmente, o sombrio passado do rapaz ainda espreita para assustá-lo.
Segredos são revelados. Um anjo é encontrado.
Novas personagens entram em ação.
A morte ronda as vielas.
É dada a largada para uma épica guerra.
E então? O que acontecerá com Manfelos desta vez?





Editora Oxigênio anuncia o lançamentos da ficção cristã:




A Primavera de Sara


Autor: Wilma Rejane
Gênero: Romance,Ficção
ISBN: 9788582181072
Nº de páginas: 96














Como Ser Guiado Por Deus


Autor: Reuben Archer Torrey
Gênero: Espiritualidade, Vida Cristã
ISBN: 9788564469693
Nº de páginas: 48










Pegar, Ficar ou Namorar? - Você Sabe Aonde quer Chegar?


Autor: Roberto Caputo
Gênero: Namoro, Relacionamentos
ISBN: 9788582181096
Nº de páginas: 108














Sobre os montes - Uma meditação sobre o Salmo 121


Autor: J.R. Miller
Gênero: Espiritualidade, Autoajuda
ISBN: 9788582180990 
Nº de páginas: 48












 
Imitadores de Deus


Autor: Charles Haddon Spurgeon
Gênero: Espiritualidade, Autoajuda
ISBN: 9788582181164
Nº de páginas: 44












Lançamentos em Espanhol pelo selo Heima.



La Hija Del Mar


Autor: Rosalía de Castro
Gênero: Poesia, Espanhol
ISBN: 9788582180686
Nº de páginas: 196












Cuentos de Vicente Blasco Ibáñez


Autor: Vicente Blasco IbáñezGênero: Ficção, Contos
ISBN: 9788582180662
Nº de páginas: 184

domingo, 15 de setembro de 2013

Curiosidade Literária: Fundação Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional, também chamada de Biblioteca Nacional do Brasil, cujo nome oficial institucional é Fundação Biblioteca Nacional, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina.

Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de oito milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal. A história da Biblioteca Nacional se inicia antes de sua fundação, pois em 1º de novembro de 1755, Lisboa sofreu um violento terremoto, que marcou sua história, dando origem a um grande incêndio entre outros edifícios, na Real Biblioteca, também conhecida como Real Livraria, considerada uma das mais importantes bibliotecas da Europa, àquela época.

A esta perda quase irreparável para os lusitanos seguiu-se um movimento para sua recomposição, que foi prevista entre as tarefas emergenciais para reconstruir Lisboa após o incidente de 1755. A fim de levar a cabo essa missão, o rei Dom José I de Portugal e o ministro Marquês de Pombal empenharam-se em juntar o pouco que sobrara da Real Livraria e a organizar, no Palácio da Ajuda, uma nova biblioteca, que se tornou importante pela composição de seu acervo que, em 1807 reunia cerca de sessenta mil peças, entre livros, manuscritos, incunábulos, gravuras, mapas, moedas e medalhas. Este acervo foi aquele trazido ao Brasil após a vinda da família real em 1808, em consequência da invasão de Portugal pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte.

O acervo foi trazido em três etapas, sendo a primeira em 1810 e as outras duas em 1811. A biblioteca foi acomodada, inicialmente, nas salas do andar superior do Hospital da Ordem Terceira do Carmo (de acordo com o alvará de 27 de julho de 1810), localizado na antiga rua de trás do Carmo, atual rua do Carmo, próximo ao Paço Imperial. As instalações, no entanto, foram consideradas inadequadas e poderiam por em risco tão valioso acervo assim, em 29 de outubro de 1810, data que ficou atribuída à fundação oficial da Biblioteca Nacional, o príncipe regente editou um decreto que determinava que, no lugar que havia servido de catacumbas aos religiosos do Carmo, se erigisse e acomodasse a "minha Real Biblioteca e instrumentos de física e matemática, fazendo-se à custa da Real Fazenda toda a despesa conducente ao arranjamento e manutenção do referido estabelecimento".

As obras para nova edificação da Biblioteca somente se concretizaram em 1813, quando foi transferido o acervo. Enquanto o processo de instalação dos livros, que se iniciou em 1810, estava ocorrendo a consulta ao acervo da Biblioteca já podia ser realizada por estudiosos, mediante consentimento régio e, em 1814, após o término da organização do acervo, a consulta foi franqueada ao público. Oficialmente estabelecida, a Biblioteca continuou a ter seu acervo ampliado de maneira significativa, através de compras, doações, principalmente, e de "propinas", ou seja, pela entrega obrigatória de um exemplar de todo material impresso nas oficinas tipográficas de Portugal (Alvará de 12 de setembro de 1805) e na Impressão Régia, instalada no Rio de Janeiro. Essa legislação relativa às propinas foi sendo aperfeiçoada ao longo dos anos e culminou no Decreto nº 1.825, de 20 de dezembro de 1907, chamado comumente Decreto de Depósito Legal, ainda em vigor.

Após a morte de Dona Maria I, em março de 1816, teve início o reinado de Dom João VI, que permaneceu no Brasil até 1821, quando circunstâncias políticas o fizeram retornar a Lisboa com a Família Real, à exceção de seu filho primogênito, Dom Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), que viria a proclamar a independência do Brasil, em 1822. Aqui também permaneceu a Real Biblioteca. Nessa época ela já crescera muito e, após a Independência, em 1822, passou a ser propriedade do Império do Brasil, pois sua compra consta da Convenção Adicional ao Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal, em 29 de agosto de 1825. Pelos bens deixados no Brasil a Família Real foi indenizada em dois milhões de libras esterlinas, desse valor, oitocentos contos de réis destinavam-se ao pagamento da Real Biblioteca, que passou a se chamar, então, Biblioteca Imperial e Pública da Corte. Em 1858, a Biblioteca foi transferida para a Rua do Passeio, número 60, no Largo da Lapa, e instalada no prédio que tinha por finalidade abrigar de forma melhor o seu acervo.

Atualmente, com algumas modificações, esse edifício abriga a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como seu acervo continuava a ampliar-se com as doações, aquisições e através de contribuição legal, compra de coleções de obras raras em leilões e em centros livreiros de todo o mundo, em breve seria necessária sua mudança para outro edifício, mais adequando às suas necessidades.

O crescimento constante e permanente do acervo da biblioteca foi fundamental para a realização de um projeto de construção de uma sede que atendesse a todas as necessidades da biblioteca, acomodando de forma adequada suas coleções. Com base nisso foi projetado seu atual prédio, que teve sua pedra fundamental lançada em 15 de agosto de 1905, durante o governo de Rodrigues Alves. A inauguração se realizou em 29 de outubro de 1910, durante o governo Nilo Peçanha.

O edifício da Biblioteca Nacional, cujo projeto é assinado pelo engenheiro Sousa Aguiar, tem um estilo eclético, no qual se misturam elementos neoclássicos e art nouveau, e contém ornamentos de artistas como Eliseu Visconti, Henrique e Rodolfo Bernardelli, Modesto Brocos e Rodolfo Amoedo. Fica situado na Avenida Rio Branco, número 219, praça da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, e compondo com o Museu Nacional de Belas Artes e o Teatro Municipal um conjunto arquitetônico e cultural de grande valor. 

Ao longo do século, a Biblioteca Nacional diversificou e aperfeiçoou suas atividades, e passou por sucessivas reformas. Em resposta às exigências impostas pela demanda dos pesquisadores, e diante da importância do conjunto bibliográfico e documental sob sua guarda, buscou acompanhar a evolução tecnológica mundial e investiu no aprimoramento dos mecanismos de segurança e preservação do patrimônio sob sua custódia; criou e desenvolveu metodologias modernas de catalogação e classificação para seu acervo e adotou novas tecnologias da informação, para garantir o direito de acesso do cidadão e contribuir para a sua qualificação.
(Fonte: Site Fundação Biblioteca Nacional)

Mais informação visite o site:
Fundação Biblioteca Nacional:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...